quinta-feira, 6 de março de 2014

Bom Dia!

Trinta votos pela saúde!
Depois de uma série de argumentos, contra e a favor, os vereadores de Porto Alegre aprovaram a licença para ampliação do Hospital de Clínicas. Com a ampliação, o Clínicas aumenta sua capacidade de atendimento em 70%. Como existe compromisso do prefeito José Fortunati de sancionar o projeto, as obras devem começar ainda no mês de março.
O resultado da votação na Câmara Municipal indicou 30 votos favoráveis e uma abstenção. Pois é exatamente sobre esta abstenção que quero me deter um pouco.
Durante toda a tarde os vereadores discutiram, apresentaram emendas, se posicionaram a favor ou contra, principalmente em relação a derrubada das 240 árvores no local. Uma das emendas sugeria que a utilização dos novos leitos criados com a ampliação, fosse destinada exclusivamente a pacientes do SUS. Foi derrubada, e restou a que prevê que a compensação pela derrubada das árvores seja feita no local ou no bairro do empreendimento.
Mas o que me chamou a atenção foi que um vereador se absteve de votar. Para mim, quem se abstém, numa situação como a do Clínicas, ou mostra que não sabe o que está votando ou tenta ficar de bem com os dois lados. Fica bem com os que são contra e com os que são a favor. Será mesmo que se trata de um voto sincero? Será que não faltou coragem para admitir sua verdadeira posição? Ou se trata de uma simples comodidade diante de um problema tão sério? Não tomar posição diante de um assunto que envolve a preocupação com a saúde da população, não me parece a decisão acertada. Mas o vereador que se absteve deve saber o que faz. Ou não!
Na Assembléia Legislativa, tramita em regime de urgência, proposta que permite aos associados do IPE incluírem pai e mãe como seus dependentes no plano de saúde, desde que recebam menos do que R$ 4,4 mil por mês. Se aprovado, segundo o presidente do instituto, o plano de saúde do IPE quebraria em seis meses.
Como não li e nem me aprofundei no projeto do deputado Paulo Odone (PPS), faço um alerta preventivo aos servidores: cuidado pois o que parece ser um benefício pode se transformar num grave problema.

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário