segunda-feira, 31 de março de 2014

Bom Dia!

As notícias de segunda-feira!

Foto: Agência RBS


O começo da semana sempre reserva notícias de todos os setores e que merecem uma atenção maior. São fatos que ocorrem no final de semana e repercutem no começo de mais uma etapa.






A prefeitura publica hoje o edital de licitação do transporte coletivo de Porto Alegre que prevê, entre outros itens, que os consórcios ou empresas vencedoras, deverão operar os BRTs. Outro item diz que as operadoras terão prazo de cinco anos para que 100% da frota tenha ar-condicionado. Sobre a lotação dos coletivos, os seis passageiros por metro quadrado, serão reduzidos para quatro. Pelo edital, todos os veículos deverão ter um sistema com GPS e estarão interligados a uma central de operações.

Os remédios aumentam seus preços em até 5,68%, o que atingirá, principalmente, o bolso dos aposentados, já que 53,30% dos remédios tabelados, aqueles que terão aumento de preço, são consumidos por hipertensos, diabéticos, com problemas de colesterol, antiácidos, analgésicos e antibióticos. Além disso, 45,86% dos remédios tabelados são utilizados para o tratamento do câncer.

Sobre a nova ponte do Guaíba, mesmo que a presidente Dilma tenha prometido início imediato das obras, não é bem assim. É que para começar de fato, as obras precisam de licença especial da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) avaliando o impacto ambiental no meio ambiente. Pensando nisso, lembrei do movimento contra o corte das árvores na volta do Gasômetro. Ambientalistas fizeram, e ainda fazem, um movimento contra o corte dos vegetais, mesmo que isto seja necessário para ampliação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Pois agora, como será necessário o corte de muitas árvores na Ilha Grande dos Marinheiros, principalmente, acredito que os mesmos jovens ambientalistas logo estarão acampados no local, lutando para que a ponte não seja construída, ou que seja desviada para não permitir a derrubada das árvores. Como no Gasômetro. Se bem que a obra da nova ponte envolve o governo federal e o estadual, ambos do PT.

Finalmente, mesmo não sendo do meu hábito, sou obrigado a falar no GreNal. E me fixo nas declarações do técnico do Grêmio que alegou desgaste do time para justificar a derrota. Minha pergunta é simples. Se o Grêmio entende que o mais importante é ganhar a Libertadores, se o gauchão é um campeonato secundário, que motivos levaram mais de 40 mil torcedores à Arena e por que Enderson não escalou um time reserva, poupando os titulares? Mas o choro é livre!

Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário