quarta-feira, 26 de março de 2014

Bom dia!

O Mercado Público e os bondes no ano de 1951. A foto é de Sioma
Pensei muito no que poderia escrever sobre os 242 anos de Porto Alegre. Quando cheguei para trabalhar, meu colega Cláudio Dienstmann me mostrou este maravilhoso texto que fala de Porto Alegre,  suas tradições, sua história e sua ligação com o futebol. No ano da Copa, no dia de aniversário da cidade, nada melhor do que ler o texto do Dienstmann. Aproveite!

Mui leal e valerosa chega aos 242 e perto da Copa

Cláudio Dienstmann*

Nesta quarta-feira, 26 de março, a mui leal e valerosa Porto Alegre chega aos seus 242 anos. Velha e jovem, cosmopolita e provinciana, antiga e moderna, bela e complexa, a capital gaúcha tem fama por sua tradição, cultura, hospitalidade, arquitetura, beleza, esporte, o futebol em particular.

Essa relação com o futebol é longa e forte, numa história contada por dois clubes campeões da América e do mundo – Grêmio e Internacional; por jogadores da seleção brasileira no mundial – Alcindo, Everaldo, Falcão, Batista, Mauro Galvão, Valdo, Taffarel, Dunga, Branco, Anderson Polga – e por um técnico campeão que está de volta, Luiz Felipe Scolari; por dois estádios novos e de primeiro nível, o Gigante da Beira-Rio e a Arena. É até um ato de justiça que por tudo isso Porto Alegre tenha sido escolhida uma das 12 cidades do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

Na verdade é a segunda vez que Porto Alegre tem jogos da Copa. Em 1950 a cidade já foi uma das seis sedes, junto com Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Curitiba, e recebeu dois jogos: Iugoslávia x México, e México x Suíça. Dessa vez serão cinco partidas, e em vez das três seleções de 64 anos atrás, agora virão nove ou dez: Holanda, Austrália, França, Honduras, Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Argélia, mais o primeiro colocado do grupo G – de Alemanha e Portugal  –  contra o segundo de H, que pode ser Bélgica ou Rússia, ou a repetição de Coreia do Sul ou Argélia.

Dezenas de milhares de torcedores dos cinco continentes do planeta Terra – de toda as Américas, da Europa, África, Ásia e Oceania – vão conhecer uma nova Porto Alegre, uma cidade muito bem preparada para receber a Copa e os seus visitantes: novas vias urbanas, hotéis e restaurantes com gente muito bem preparada, transporte eficiente, segurança, saúde, atrações culturais, culinária. E tem o Beira-Rio do Inter como local dos cinco jogos e a Arena do Grêmio como centro oficial de treinamentos das seleções, além, é claro, do jeito gaúcho de bem receber, e do inesquecível pôr-do-sol do Guaíba.

Porto Alegre, com seus 242 anos, espera ficar na memória do mundo para sempre.
*Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário