quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bom Dia!

Coisas da quarta-feira
Embora muitas tenham origem na terça, a repercussão maior é nesta quarta-feira. São notícias de vários setores e que merecem algumas linhas, pelo menos, de reflexão ou de análise um pouco mais atenta.
Começo pelo reajuste na conta de luz de quem é cliente da CEEE. São 4,5 milhões de gaúchos que sofrerão aumento de 13,30% a partir de sexta-feira, dia 25. Duas coisas se destacam na notícia. Primeiro: o aumento derruba toda aquela história que a presidente Dilma Rousseff contou no final do ano passado que as tarifas seriam reduzidas e o brasileiro gastaria muito menos com energia em 2013. Realmente, em fevereiro houve uma redução de 18% na conta de luz.  
Segundo: a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses, foi de 5,86% e o aumento concedido é de 13,30%, ou seja, quase três vezes mais. Considerando-se números reais, vamos concluir que aquela redução de fevereiro morre a partir de sexta-feira. É a tal história do alisa e depois bate.

O segundo assunto trata dos pedágios em nove praças do RS administradas pela EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias). Os deputados gaúchos aprovaram, na tarde de ontem (21), um Projeto de Lei que institui tarifa única nestas praças. E tem mais; isenta quem passar pela mesma praça mais de uma vez por dia. As tarifas nas praças atingidas variam entre R$ 2,40 e R$ 7,90. 
As praças de Encantado e Venâncio Aires estão com as cancelas levantadas por ordem Judicial, uma vez que a EGR é acusada de cobrar tarifa sem oferecer guincho e ambulância nem realizar manutenção na estrada.
Mesmo que o Projeto tenha sido aprovado com os votos dos deputados da base do governo, é quase certo que Tarso Genro deverá vetá-lo sob o argumento de que sua aprovação poderá inviabilizar investimentos da EGR.

Finalmente, um comentário sobre a “falha humana” apresentada como justificativa pela TV Brasil, a televisão oficial do governo, por não ter exibido, ao vivo, o programa Roda Viva, da TV Cultura, que entrevistou a ex-senadora Marina Silva (PSB). Alega a emissora do governo, que um funcionário novo “não conseguiu sincronizar o sinal que chegava de São Paulo”. O funcionário antigo, que entendia do assunto,mas chegou mais tarde, não colocou no ar o programa que já tinha 15 minutos de duração. Não sei se como resultado da pressão da mídia, a TV Brasil  apresentou o programa na noite de ontem. Pelo menos, anunciou isso.
Não falei: São notícias originadas na terça mas que mereciam um comentário hoje, afinal,  viraram coisas de quarta-feira.
Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário