terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bom Dia!

Revolução ou privatização?
Quando as coisas não são bem claras, sempre sobrará alguma dúvida. Colocar a mão no petróleo, pode ser um ato de alegria por uma conquista ou simplesmente o de mostrar a sujeira que ele poderá gerar.
Em 2010, quando Dilma Rousseff era candidata, disse que “É um crime privatizar a Petrobrás ou o pré sal. Seria um crime contra o Brasil, porque o pré sal é o nosso grande passaporte para o futuro. O fortalecimento das nossas empresas é bom para o povo. Eles (oposição) só pensam em vender o patrimônio público”. Com este discurso, ela foi eleita presidente do Brasil. Agora, passados três anos, depois de um leilão que entregou grande parte do petróleo a ser explorado no pré sal, Dilma disse ao Brasil inteiro, via pronunciamento na televisão, que o que aconteceu ontem não foi o que ela condenava em 2010. Quem assistiu, ouviu a presidente afirmar que “O modelo de partilha que construímos significa uma grande conquista. Com ele, estamos garantindo equilíbrio justo entre os lucros do Estado Brasileiro e lucros da Petrobras e das empresas. Isso é bem diferente de privatização”. Quer dizer, pelo que entendi do discurso da presidente, que vender parte do petróleo para empresas estrangeiras, com garantia de participação da falida Petrobras, não é mais privatização e é bom para o Brasil? O que antes era um crime passou a ser uma grande conquista? Ou não?
Apenas para equilibrar, reproduzo a declaração do vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias: “Aqueles que demonizaram a privatização realizaram a maior privataria da história, com enorme prejuízo, já que estamos entregando um patrimônio nacional por um preço muito aquém”.
Para Dilma, o que ocorreu ontem, foi uma “pequena revolução benéfica e transformadora para o país” Já para o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, o que ocorreu no leilão de Libra “Gerou desconfiança e afugentou as grandes petrolíferas. Leilão pressupõe disputa. Se não houve, fracassou e a responsabilidade é do PT”.
Para concluir, fico com uma séria dúvida diante da mão preta de petróleo. Ela significa revolução ou privatização?
Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário