terça-feira, 15 de outubro de 2013

Bom Dia!

Meu caro mestre!
Meu curso primário, era assim que se chamava no meu tempo, foi no Grupo Escolar Mena Barreto, em São Gabriel. Todos os meninos e meninas de avental branco. A diferença estava na gravata dos meninos e no laço de fita das meninas. Ambos azul marinho. Tinha fila para entrar na sala de aula, merenda, que a gente levava de casa, na hora do recreio e principalmente muito respeito pelos professores e pela escola.
Os cadernos e os livros, bem poucos por sinal, eram cuidadosamente encapados pela mãe, com um papel colorido. Tinha até caderno de caligrafia, pra gente aprender a fazer letra bonita. Todo mundo aprendia o Hino Nacional, o da Independência e o da Bandeira.
Comecei a lembrar de tudo isso quando me dei conta que hoje é o Dia do Professor e fiquei curioso para saber se os mestres, agora, são tão respeitados como eram no meu tempo, quando a gente chamava todos de senhora ou de senhor. Eram os ‘tios’ e as ‘ssoras’ de hoje.
Quando vi a minha filha sair para a escola, hoje de manhã, carregando vários cadernos nos braços e uma mochila extremamente pesada nos ombros, confesso que fiquei pensando se tudo aquilo era realmente necessário para uma manhã de aula. Perguntei e ela me respondeu que sim. E saiu com seu tênis moderno, calça de brim e uma jaqueta da escola. Nos ouvidos, os fones do celular que, pelo menos, deve ficar desligado durante as aulas.
Vim para o computador e fiquei sonhando com o Dia do Professor no Mena Barreto. Quase todos levavam um presente para a professora. Um chocolate, uma flor, uma maçã, representavam o carinho que todos sentiam por aquela figura que, pacientemente, nos ensinava a ler e a escrever. Mais que isso, nos ensinava como enfrentar a vida que começávamos a viver.
Os tempos mudaram, ainda bem, e as diferenças chegaram com o passar dos anos. Acho, então, que os alunos, de forma diferente, cultivam o mesmo carinho, o mesmo respeito e a mesma esperança de aprendizado, por seus professores. Mas, sem qualquer sentimento de vergonha, confesso que senti uma saudade muito grande das coisas como elas eram naquele tempo. E seu eu pudesse voltar alguns (muitos) anos na vida, diria com todo o carinho do mundo a cada um daqueles que me ensinaram as primeiras letras: Feliz Dia do Professor, meu caro mestre!
Pedindo a proteção de Deus, desejo a todos um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário