quinta-feira, 11 de julho de 2013

Greve Geral

A montanha pariu um rato

Foto: Mauro Vieira/Agência RBS
Totalmente alijados das manifestações da população contra a série de problemas não resolvidos pelo governo, como saúde, educação, transporte e segurança, partidos políticos e centrais sindicais, decidiram organizar a Greve de hoje. Gastaram muito em propaganda, mobilizaram sindicatos no Brasil inteiro e o que se viu, desde a madrugada de hoje, foi a intimidação a quem não queria participar da greve. Bem cedo, piquetes ocuparam os portões das empresas de ônibus, vândalos depredaram unidades da Trensurb, espalhando o medo entre a população que, por motivo de segurança, não saiu de casa. Tanto que Porto Alegre se transformou numa cidade típica de um domingo ou de um feriado prolongado. Só que sem ônibus, o que acabou facilitando o trânsito. 
Pelo Brasil inteiro, as noticias são de que o movimento ficou muito abaixo do esperado. Em todas as cidades, grupos representando partidos ditos de esquerda, dirigentes da CUT, Força Sindical e MST, foram para a rua e acabaram falando para muito poucos. Aqui no RS, por exemplo, integrantes do MST, eternos aliados do partido governamental, ocuparam os pedágios de Eldorado e Viamão, pelo que sei.
Passei o dia ouvindo rádio, assistindo noticiário de TV e acessando portais de informações. Chego ao começo da noite com a sensação de que os mesmos que sempre comandaram a movimentação das massas no Brasil nos últimos anos, fracassaram redondamente. Parece que a população, finalmente, está se dando conta de tudo.
Pedindo permissão ao Mauro Vieira, fotógrafo da Agência RBS, selecionei esta foto que mostra, com a mais pura clareza, os motivos pelos quais o brasileiro, em sua maioria, não está mais querendo conviver com quem só olha para um ponto, com quem só admite um lado, com quem condena o autoritarismo e os regimes ditatoriais e leva no peito o simbolo de tudo isso. Sem falar, é claro, no adesivo da campanha governamental.

Vai ver que é por tudo isso que, em se tratando de Greve Geral, a montanha acabou parindo um rato, ou melhor, um ratinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário