domingo, 7 de julho de 2013

Bom Dia!

O sorvete da Banca 40
Porto Alegre, inteira, deve ter dormido muito triste ontem à noite. Não há como ser indiferente ao incêndio que consumiu boa parte do nosso Mercado Público. Sei de muita gente, e me incluo entre elas, que chorou ao ver as imagens das chamas destruindo um dos nossos cartões postais, um dos nossos prédios mais queridos. 
De repente, um clarão enorme tomou conta do Centro Histórico e a cidade inteira ficou ali, na frente da TV, querendo ajudar, mas sendo impotente diante da fúria do fogo.
Não sei se aconteceu com todos, mas teve um momento em que fiquei torcendo para que o fogo não destruísse tudo, que poupasse, pelo menos, alguma coisa no nosso Mercado. Poupou muito pouco, é verdade, mas deixou a esperança de que, como em outras ocasiões, a força de uma vida centenária, brote daquele amontoado de cinzas e cimento queimado.
Hoje mesmo, bem cedo, o prefeito de Porto Alegre já esteve reunido com os permissionários e pessoas com negócios no Mercado Público para tratar, imediatamente, da reconstrução daquele quarteirão tão querido de todos nós.
O Mercado faz parte da vida de toda a população de uma maneira que transcende o imaginário, a idade, a naturalidade das pessoas. Minha filha, que tem 12 anos e que também já se acostumou com o velho Mercado Público, estava na festa de aniversário de uma colega quando soube do incêndio. Ligou para casa para saber se era verdade e, muito triste com a perda, lembrou: - O pai do meu colega vai ficar desempregado.
Este é mais um lado do drama que envolve o incêndio do Mercado. Milhares de pessoas, desde ontem à noite, estão desempregadas. Pessoas que, certamente, trabalhavam lá há muitos anos. Funcionários dedicados que sempre nos recebiam com um sorriso, conscientes do trabalho social que desempenhavam naquele espaço tradicional da vida de Porto Alegre.
Vou sentir muita falta da minha caminhada, quase diária, entre as bancas do Mercado, depois do almoço. Vou sentir falta do cafezinho e, principalmente do delicioso sorvete da Banca 40.

Que Deus proteja a todos e que tenham um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário