terça-feira, 30 de julho de 2013

Bom Dia!

Melhorou, mas nem tanto!
Houve um tempo em que nós, gaúchos, olhávamos com um certo ar de superioridade para nossos irmãos catarinenses. Não sei se por soberba ou se por entendimento natural de que o RS era um Estado com desenvolvimento superior a SC. Foi assim por muitos anos.
Acontece que, aos poucos, os catarinenses foram recuperando terreno, investiram mais em vários setores da economia e hoje, depois de muito tempo, conseguem ultrapassar o RS em muitos aspectos.
Agora mesmo, com a divulgação do Índice do Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Santa Catarina aparece em terceiro lugar enquanto que nós estamos em sexto.
Este é um dos dados retirados da análise do IDHM e que mostram que as condições de vida dos brasileiros melhoraram nos últimos 20 anos, mas para os gaúchos, deixa um número alarmante em relação à educação. Neste caso, o índice é medido por dois itens. O primeiro é a escolaridade da população com 18 anos ou mais. O segundo é uma média do percentual de crianças entre cinco e seis anos frequentando a escola, o percentual de jovens entre 15 e 17 anos com Ensino Fundamental completo e jovens entre 18 e 20 anos com Ensino Médio completo. Analisando estes dados, verificamos que o RS caiu para oitavo lugar, o que preocupa muito já que o Estado esteve entre os primeiros do Brasil.
No quesito educação, as três cidades com maiores índices são Lagoa dos Três Cantos, Casca e Ivoti, enquanto as três piores são Charrua, Dom Feliciano e Barão do Triunfo.
Não sei se por coincidência, ou não, Porto Alegre amanheceu tomada por grandes bonecos, mostrados de costas, com a seguinte inscrição: “Tarso, chega de dar as costas para a educação”. É a velha briga dos professores com o governo estadual.
Em termos de IDHM, podemos afirmar que, analisando todos os quesitos, o Brasil melhorou, mas nem tanto.

Pedindo a Deus que proteja a todos, desejo que tenham um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário