sexta-feira, 28 de junho de 2013

Bom Dia!
O dom de iludir...
O grande Cartola tem um verso em que ele diz, numa suposta conversa com uma filha, "...ainda não tens o dom de iludir". Pensei nele ao ler o noticiário com a declaração do governador Tarso Genro de que estava "anunciando o passe livre para estudantes que moram numa cidade e moram em outra".
Esta providência, tomada dentro da normalidade, estudada, planificada, não poderia ser contestada por ninguém. Afinal, é o que muitos, ou quase todos, esperam de um governo decente e justo.
Acontece que o governador, casualmente, decidiu anunciar a medida no momento em que cerca de mil pessoas participavam de uma festa em frente ao Piratini. Pessoas que estavam ali cantando, dançando, com carro de som a mil, vendedores de todos os tipos, distribuindo rosas, afirmando que estavam participando de uma manifestação de reivindicação por melhorias na segurança, na saúde e, casualmente, por passe livre no transporte coletivo.
Foi o momento certo para que o governador aproveitasse a oportunidade e anunciasse algo que, certamente, ele vinha estudando desde o começo de seu governo, mas que só lembrou de implantar depois que o povo foi às ruas pedir. E não anunciou no dia em que sua segurança bloqueou as entradas de todas as ruas que dão acesso ao Piratini. Por pura casualidade, decidiu anunciar o passe livre para um grupo de pessoas convidadas, certamente organizadores da manifestação festiva que acontecia diante do Piratini. Tudo na mais santa paz. Até que, passado o momento da festa, tudo desandou para a selvageria, depredação e o vandalismo costumeiro.
Um pouco antes, na Câmara Municipal, uma companheira de partido do governador, a vereadora Sofia Cavedon (PT), casualmente entrava com um projeto de passe livre para estudantes em Porto Alegre.
Para não me alongar mais e para não me tornar cansativo, vou encerrar querendo saber se não concordam comigo que as duas atitudes a do governador e a da vereadora,  são atos puros de oportunismo?
Coisa para quem, contrariando o Cartola, certamente já tem o dom de iludir!

Desejo que fiquem com Deus e tenham, todos, um Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário