terça-feira, 18 de junho de 2013

Bom Dia!
Não posso dizer que acordei de ressaca, mas acordei de uma noite muito preocupante. Uma noite que começou dentro do previsto e acabou da maneira que ninguém queria.
Mais ou menos 200 mil pessoas saíram para a rua, ontem, em todo o Brasil para demonstrar sua insatisfação contra uma série de problemas: preço das tarifas, transporte público precário, falta de investimento na educação e na saúde, excesso de gastos com a Copa do Mundo e descrença nos políticos. Depois de alguns problemas entre manifestantes e PM em movimentos anteriores, os de ontem começaram sob a promessa de que não haveria repressão policial e que os manifestos seriam pacíficos. Foi quase assim.
Para falar em algumas manifestações, destaque para São Paulo onde quase 100 mil pessoas caminharam pacificamente por ruas e avenidas, mas terminaram com uma tentativa de invasão do Palácio do Governo, inclusive derrubando o portão de acesso.
Em Brasília, manifestantes ocuparam a frente do Congresso, alguns tentaram intimidar policiais, mas não passou disso.
Problemas maiores aconteceram no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. No Rio, segundo os noticiários uma minoria foi para a Assembléia Legislativa e acabou invadindo o prédio depois de jogarem morteiros contra o prédio que teve um incêndio provocado por manifestantes, na porta de entrada. Pelo menos cinco PMs e sete manifestantes resultaram feridos. A ocupação do prédio só acabou às 23h30min com a chegada da tropa de choque da PM.
Aqui em Porto Alegre, depois de uma manifestação pacífica em frente ao prédio da prefeitura, manifestantes saíram em direção à Avenida João Pessoa onde começou o vandalismo. Contêineres de lixo incendiados, prédios pichados, vidraças e portas quebradas, ônibus incendiado e, inclusive, loja saqueada. Resultado final: 38 manifestantes presos, 52 contêineres incendiados, seis ônibus depredados e um incendiado e cinco feridos atendidos no HPS.
Hoje, o prefeito anunciou que retirou o INSS do preço da passagem que, automaticamente, baixa para R$ 2,80. Se o governador determinar a isenção do ICMS do óleo diesel, a tarifa baixará para R$ 2,75. Será que com isso teremos o fim dos protestos e do vandalismo?
Amigos, fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário