quinta-feira, 4 de abril de 2013



A homenagem da SECOPA


O site da SECOPA publica, hoje, um texto do jornalista Cláudio Dienstmann sobre os 104 anos do Internacional. Resolvi transcrever aqui pela beleza do conteúdo e por todo o significado que o Internacional, que está reformando o Beira Rio para 5 jogos do evento, tem para a Copa 2014. Quem ler, certamente vai concordar comigo.




Inter, 104 anos, de olho na Copa

Cláudio Dienstman


A turma já jogava mesmo o seu futebolzinho por aí, nas praças, em piqueniques, em qualquer gramado onde desse para marcar duas goleiras com pedras, arregaçar as calças e sair correndo atrás da bola. O que os três paulistas Poppe queriam – Henrique Poppe Leão, José Poppe e Luiz Madeira – era só organizar um pouco a bagunça. Nada de muito grande: fundar um clube apenas para ter um lugar fixo para os jogos-internos com dois times de 11 jogadores do clube se enfrentando, jogando entre si, e  de vez em quando um amistoso contra um adversário daqui mesmo. De campeonato, por menor que fosse, de ganhar algum título, de ter um baita estádio, ninguém falava, nem poderia imaginar. E foi assim que nasceu o Sport Club Internacional, na noite do domingo de 4 de abril de 1909, no porão da casa dos pais de João Leopoldo Seferin, Rua da Redenção 141, hoje Avenida João Pessoa 1025, com 40 fundadores.

Isso já foi dito, escrito e repetido milhares de vezes. Acrescente-se que lá no início nem campo o Inter tinha, claro. Henrique Poppe Leão, o mais velho dos fundadores, tinha colocado – espertamente – o sogro, capitão Graciliano Ortiz Faria, como presidente honorário da primeira diretoria. Seria para dar respeitabilidade, mas além disso o capitão era diretor da limpeza pública de Porto Alegre, e o genro foi lá, na maior cara de pau, e pediu um lugarzinho para os match-trainings da gurizada. Conseguiu um potreiro, na Ilhota, e ainda por cima pediu que o sogro mandasse limpar o local. Mas ali o Inter só fez mesmo os tais jogos internos: o primeiro campo oficial foi na Redenção, na Volta do Cordeiro, e ainda assim o dono era o Militar, que apenas cedeu uma parceria. Daí o Colorado foi para a Chácara dos Eucaliptos, na Rua Germano Hasslocher, em 1913 (em terreno alugado), e em 1931 para o Estádio dos Eucaliptos – o primeiro bem material do Inter. E foi lá que a Copa do Mundo de 1950 teve dois jogos, México x Iugoslávia e Suíça x México.

Em 1969 o Eucaliptos, pequeno demais, acabou trocado pelo Beira-Rio. E aí o Inter -  lá no início, 104 anos atrás, criado apenas para ser um lugar fixo para jogos-internos com dois times de 11 jogadores do clube se enfrentando, jogando entre si,  de vez em quando um amistoso contra um adversário daqui mesmo, nada de falar ou pensar em campeonato, por menor que fosse, de ganhar algum título, de ter um baita estádio – cresceu desse jeito impensável, admirado, amado, campeão do tudo. E para culminar, agora em 2014, onde é que Porto Alegre vai receber os jogos da Copa? Num renovado, moderno e belo Beira-Rio, cinco jogos. Aos 104 anos, jovem e cada vez mais vigoroso, o Inter será o único clube da América do Sul a receber jogos de duas Copas do Mundo.


Aqueles jovens Poppe, definitivamente, não sabiam o que estavam fazendo!


Homenagem da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 aos 104 anos do Sport Club Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário