segunda-feira, 15 de abril de 2013


Dilma felicita Maduro e vê "normalidade" em eleição
A presidente Dilma Rousseff telefonou para o presidente-eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, para felicitá-lo por sua vitória apertada nas urnas.  O anúncio formal da vitória de Maduro foi feito na tarde desta segunda-feira e sua posse está marcada para a próxima sexta-feira (19).
Segundo relato da Presidência da República, “a presidenta Rousseff manifestou sua satisfação com o clima de normalidade da votação e disse estar pronta a trabalhar com o novo governo venezuelano”.
Na noite desse domingo, Nicolás Maduro, que desde o início de dezembro passado se definiu como o herdeiro político de Hugo Chávez, presidente venezuelano que morreu de câncer no dia 5 de março, foi eleito como o novo presidente do país com 50,66% dos votos (um total de 7.505.338 eleitores). Ele teve como principal adversário o governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles, que alcançou 49,07%. Outros candidatos tiveram 0,26%.
Pela margem apertada de votos, com diferença de apenas 235 mil votos, Capriles exigiu a recontagem dos votos. Na Venezuela, o voto é feito em uma máquina que o transmite eletronicamente à sede do CNE em Caracas, que por sua vez emite um comprovante físico. O candidato derrotado pediu a contagem destes últimos.
Em resposta ao telefonema de Dilma, Maduro considerou o pleito como “uma disputa acirrada, que demonstrou a vitalidade das instituições e da democracia venezuelana, com alto grau de participação do eleitorado”.
O tom da presidente está na linha da declaração da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) sobre o tema. O colegiado, do qual o Brasil faz parte, pediu “respeito” à decisão do povo venezuelano.(Terra/Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário