sexta-feira, 8 de março de 2013



Conclave que escolherá novo papa começa na terça-feira
Os cardeais que participam de reuniões preparatórias no Vaticano decidiram, nesta sexta-feira, que  o conclave para escolher o sucessor de Bento XVI vai começar na próxima terça-feira. 
O anúncio foi feito pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. A sétima congregação preparatória do conclave contou, nesta sexta-feira, com os 115 cardeais eleitores, com menos de 80 anos, que poderão votar para escolher o próximo papa.
Uma missa será realizada na manhã de terça-feira, e a primeira votação deverá ocorrer à tarde. A equipe do Vaticano preparou a Capela Sistina para o conclave. Dois fornos foram instalados para produzir a famosa fumaça branca que indica quando um novo papa foi eleito, e a chaminé poderá ser instalada ainda nesta sexta. Em 2005, anos em que Joseph Ratzinger foi eleito, foram necessários três dias de votação.
Nesta sexta, os cardeais também votaram pela aceitação das cartas de dois cardeais eleitores com as justificativas para não participarem do conclave. Julius Riyadi Darmaatmadja, da Indonésia, citou motivos de saúde para não comparecer. O escocês Keith O’Brien citou motivos pessoais.(AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário