sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Queda de meteorito provoca ferimentos em 950 na Rússia


Pelo menos 950 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira após a queda de um meteorito na região russa de Tcheliabinsk, nos Montes Urais (centro do país). O impacto da queda do corpo celeste estilhaçou janelas e sacudiu prédios nas proximidades. De acordo com autoridades russas, a maioria dos feridos sofreu apenas lesões leves - 46, contudo, permanecem internados.
Em pronunciamento após o incidente, o presidente russo Vladimir Putin agradeceu a Deus pelo fato de nenhum fragmento ter atingido regiões mais povoadas. Especialistas da Academia de Ciências Russa acreditam que o incidente foi provocado por um meteorito com peso estimado em 10 toneladas que atingiu a atmosfera terrestre a uma velocidade de 54.000 quilômetros por hora e desintegrou-se a uma altura entre 30 e 50 quilômetros do chão. De acordo com comunicado da Academia, fragmentos do meteorito acabaram por atingir o solo.
De acordo com levantamento da agência de notícias EFE, o episódio desta sexta é o mais grave incidente originado por um corpo celeste na Terra nos últimos anos. Os fragmentos do meteorito causaram danos em pelo menos seis cidades. O corpo celeste caiu por volta das 9h20 hora local (1h20 horário de Brasília), a cerca de 80 quilômetros da cidade de Satka, capital do distrito homônimo.
A queda aconteceu no mesmo dia em que está prevista a passagem do asteroide 2012DA14 que tem entre 45 e 95 metros de diâmetro, a 27.860 quilômetros da Terra — a maior aproximação já registrada de um objeto cósmico com o nosso planeta. Em entrevista à rede americana CNN, o porta-voz da Nasa Steve Cole afirma que os incidentes não passam de uma "coincidência". "São objetos completamente alheios. É uma estranha coincidência que estejam ocorrendo ao mesmo tempo", afirmou. "Esse tipo de corpo celeste cai com muita frequência, mas costuma cair no mar ou no deserto, onde não provoca consequências para população", explicou. (Agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário