quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013



Bom Dia!
Já estamos no dia 6 de fevereiro e o orçamento de 2013 ainda não foi votado pelo Congresso. Tudo indicava que a votação seria ontem, mas os presidentes do Senado e da Câmara reunidos com os líderes dos partidos, decidiram que a votação só acontecerá depois do carnaval, já que, segundo eles, é necessário votar os vetos presidenciais. Aliás, nenhuma novidade, já que quase tudo no Brasil só acontece depois do carnaval.
Falando sério, a transferência da votação não é motivada apenas pela pressão da oposição. Partidos aliados, inconformados com a falta de liberação de emendas, estão aproveitando para dar o troco. Resumindo, se considerarmos que o episódio representa uma primeira queda de braço entre o governo e o Congresso, agora comandado pelo PMDB, o governo acabou derrotado.
Falando em governo, a presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional, na abertura dos trabalhos legislativos, sua mensagem oficial. Nela, a presidente manifesta seu “sincero reconhecimento ao imprescindível papel do Congresso na construção de um Brasil mais democrático, justo e soberano”,  numa clara demonstração de afago ao Congresso que ela espera seja seu parceiro “critico e, ao mesmo tempo, colaborativo”.
Ao ler os mais variados comentários sobre a mensagem da presidente, fico com a análise do editorial de hoje de ZH que resume o assunto da seguinte maneira: “O preocupante da manifestação presidencial é que ela tende a encobrir as razões pelas quais os agentes políticos aparecem como vilões da democracia nacional”.
Convenhamos que os políticos passaram a aparecer como vilões desde que a política virou, graças a atuação de parlamentares que desonram a representatividade que lhes foi dada, sinônimo de corrupção. A reação popular, então, não é de graça, mas legítima.
Sou um grande admirador da música francesa. Ela provoca em mim um sentimento de paz e romantismo. Hoje, acho que acordei romântico, o que me fez procurar uma boa música da França. Espero que vocês também gostem da versão de Mireille Mathieu para a belíssima Ne Me Quitte Pás. Com meus votos de um Bom Dia!




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário