quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013



O ADEUS DE BENTO XVI - 2

Ao abençoar os fiéis que lotavam uma praça em frente ao palácio de Castel Gandolfo, que será sua nova residência, o papa Bento XVI deixou uma breve mensagem. Destacou o caráter especial desta quinta-feira, dia em que encerra seu pontificado, e agradeceu a amizade de todos. “Caros amigos, estou feliz de estar aqui convosco. Obrigada pela amizade e afeto. Vós sabeis que para mim é um dia diferente. Serei pontífice até às 20h, depois serei só um peregrino na última etapa de sua peregrinação nesta terra”, disse.
Bento XVI deixou o Vaticano por volta das 17 horas locais (13h de Brasília) e foi de helicóptero até a cidade que fica cerca de 25 km ao sul de Roma. A residência de verão deverá ser a casa do papa emérito - como passará a ser chamado - por um período de aproximadamente dois meses. Sua residência definitiva, o mosteiro Mater Ecclesia, no Vaticano, está sendo reformada. 
 “Com minha oração e toda a minha força interior e moral quero trabalhar pelo bem comum”, disse o papa da sacada do palácio de Castel Gandolfo. "Avante pelo bem da Igreja", acrescentou, sendo ovacionado pela multidão.
Antes de embarcar no helicóptero que o levou ao palácio no sul de Roma, Bento XVI disse adeus a membros da Igreja, funcionários do Vaticano e a guardas suíços no pátio do palácio apostólico da Santa Sé.
Enquanto o papa decolava a bordo do helicóptero, os sinos do Vaticano soaram, sob aplausos dos cardeais e fiéis reunidos. Os sinos soaram também em Castel Gandolfo, anunciando a chegada de Bento XVI e ao final de sua mensagem.
No final da tarde, o papa também publicou uma mensagem no seu perfil no Twitter: “Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida”, escreveu.

* O encerramento oficial do pontificado de Bento XVI, que teve uma duração total de sete anos, dez meses e nove dias, ocorrerá às 20 horas desta quinta-feira , pelo horário local (16hs de Brasília). A partir deste horário, a Igreja Católica passará a ser governada pelo Colégio de Cardeais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário