quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ATENÇÃO!



Atendimento em casos suspeitos de dengue

Informação ao serviço de saúde e ações de controle evita disseminação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que em caso de suspeita de dengue a população deverá se dirigir para os serviços de saúde de Porto Alegre. Todos os casos devem ser notificados à Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da SMS pelos telefones (51) 3289-2471 e 3289-2472.
Ao ser atendido, o paciente deverá ser orientado sobre os sinais de alerta da doença e o uso de repelente durante a fase viral. Para todos os casos, é emitido um Cartão de Acompanhamento de Paciente com Suspeita de Dengue. Ao encaminhar a notificação de caso suspeito de dengue, o serviço de saúde deverá informar o nome completo do paciente, endereço e data de início dos sintomas. 
Essas informações são indispensáveis para que a coleta do exame sorológico, que confirma ou não o diagnóstico da doença, seja feita em data oportuna. O exame é feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). 
 “A notificação dos casos suspeitos de dengue é imprescindível para a detecção dos primeiros casos, assim como, as ações de controle ambiental, eliminando o vetor e evitando a disseminação da doença. O bloqueio é realizado com a aplicação de inseticida nas residências e locais de trabalho da pessoa infectada com o vírus”, destaca o coordenador, em exercício, da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde, Anderson Araujo de Lima.  
Bloqueios - Com a notificação de um caso suspeito, é realizada a Pesquisa Vetorial Especial (PVE) para verificar a existência do mosquito Aedes aegypti no entorno da residência e no local de trabalho do suposto infectado. São removidos os criadouros do mosquito e coletadas as larvas eventualmente encontradas. Confirmado o caso, após exame sorológico, e a presença do mosquito, é realizado o bloqueio de transmissão. Os bloqueios são feitos com aplicação de inseticida para a forma adulta do mosquito. 
A ação especializada de bloqueio de transmissão na área dos casos confirmados, com a aplicação de inseticida pela calçada, dirigido a todos os imóveis do trecho, tem o objetivo de atingir o máximo possível da população de mosquitos adultos. A ação será realizada duas vezes por semana, até que não se tenha registro de novos casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário