quinta-feira, 3 de janeiro de 2013



Genoíno diz se sentir "confortável" como deputado

José Genoino (PT) condenado a seis anos e 11 meses de prisão no julgamento do mensalão, tomou posse como deputado federal na tarde desta quinta-feira (3). Após o ato, disse se sentir "confortável" no cargo, mesmo após a determinação do Supremo Tribunal Federal de que parlamentares condenados no processo perderão o cargo.
"Me sinto confortável porque estou seguindo as regras da Constituição do meu país. Estou aqui cumprindo um dever legal, correto de cumprir a legislação brasileira", disse após a posse. "Meu compromisso com a democracia é profundo e radical", completou.
Genoino é o segundo suplente da coligação. Ele assumiu porque o primeiro suplente, Vanderlei Siraque, vai ocupar a vaga de Carlinhos Almeida (PT-SP), que renunciou por ter tomado posse como prefeito de São José dos Campos (SP). Como Siraque estava exercendo o mandato de Aldo Rebelo, que é o atual ministro dos Esportes, Genoino, segundo suplente, ficará com a vaga.
Pela decisão do Supremo, os deputados condenados no mensalão perderão o cargo somente após o trânsito em julgado na condenação, quando se esgotarem as possibilidades de recurso. A pena também só começa a ser cumprida após decisão sobre os recursos, conhecidos como "embargos". Ministros do STF estimam que isso deve ocorrer antes de 2014.
Sobre a perda do mandato, que levou a um embate entre o STF e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que disse ser da Casa a prerrogativa de cassar, Genoino preferiu não opinar. "Eu não serei  motivo de discordância entre os poderes", afirmou.(Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário