segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


Sul do país foi afetado por apagão
O apagão que atingiu no sábado (15) dezenas de municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro,  também deixou moradores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina sem luz, segundo distribuidores de energia nesses Estados.
No Rio Grande do Sul, ao menos 712 mil clientes ficaram sem luz entre o final da tarde e o início da noite, de acordo com as três empresas responsáveis pela distribuição de energia no Estado.
Segundo a Celesc, todas as cidades de Santa Catarina foram atingidas parcialmente pelo apagão, em maior ou menor grau. Dos 730 alimentadores da distribuidora espalhados pelo Estado, 210 tiveram de ser desligados entre as 17h55 e as 18h25 do sábado.
O norte catarinense, na região do Vale do Itajaí, foi o mais prejudicado, informou a companhia. Cidades da região metropolitana de Florianópolis, alguns bairros da capital e cidades do oeste catarinense, próximas a Chapecó, também ficaram parcialmente sem energia.
A companhia não soube informar quantos clientes foram prejudicados.
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), o apagão ocorreu devido a uma falha no sistema interligado de energia do país. A falha foi detectada às 17h43 e acionou um sistema de segurança que reduziu o fornecimento de energia para as distribuidoras.
Com isso, cada empresa teve de reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo o sistema fosse desligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário