sábado, 1 de dezembro de 2012


HIV: Teste vai até amanhã na Redenção
Resultado do teste rápido é dado em 15 minutos
No Dia Mundial de Luta contra a Aids a população de Porto Alegre aproveitou os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para fazer a testagem rápida de HIV/Aids. O tema da campanha da SMS deste ano destaca a importância de se realizar o diagnóstico do HIV – Uma gota de sangue do seu dedo pode fazer a diferença. Com esse slogan, a campanha que iniciou no sábado, 24, na Restinga e continua até amanhã, 2, na Redenção, das 14h às 20h, já realizou mais de 800 testes. O objetivo é incentivar as pessoas a incluir o teste como mais um dos exames de rotina a serem realizados.
As unidades de saúde e os consultórios do Teste Rápido Itinerante instalados no Parque Farroupilha oferecem a testagem para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 15 minutos. A pessoa recebe aconselhamento depois do exame e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado, em caso negativo, são reforçadas as atitudes de prevenção.
Serviços abertos – Até às 17h de hoje, 1º, unidades de saúde de cada Região Distrital da cidade estarão abertas fazendo a testagem rápida de HIV e sífilis. A população que buscar informações e quiser realizar o teste contará com a ajuda dos profissionais de saúde, que foram capacitados para a realização do exame e aconselhamento dos usuários. A campanha encerra-se no dia 5 de dezembro, com a testagem, das 10h às 16h, no CAR da Lomba do Pinheiro, localizado na Estrada João de Oliveira Remião, 5450.
Foto: Denise Righi/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário