sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Funcionários da Carris param 90% da frota
Mobilização dos trabalhadores da companhia surpreendeu moradores de Porto Alegre..
Contrariando o que determina a Lei - greves nos serviços essenciais precisam ser informadas com 48 horas de antecedência, e pelo menos 30% dos trabalhadores têm que seguir atuando – os servidores da Carris decidiram, na noite passada, paralisar o serviço de transporte urbano realizado pela companhia. Dos 330 ônibus que deveriam estar circulando, apenas 29 estão operando. Isto significa que somente 10% dos funcionários estão em atividade.
A partir das 7 horas, o movimento começou a se refletir no transporte de passageiros. Usuários da Carris, pegos de surpresa, lotaram paradas aguardando o ônibus por mais de uma hora. A situação piorou durante a manhã, já que muitos trabalhadores se utilizam do transporte coletivo depois deste horário. Os veículos da Carris transportam, diariamente, cerca de 300 mil pessoas.
Os funcionários, entre outras reivindicações, reclamam do excesso dos cargos de confiança na empresa, sucateamento da frota, falta de segurança, uniformes de má qualidade e falta de condições para cumprimento de horários.
Sérgio Zimmerman, presidente da Carris, anunciou que ainda hoje haverá um encontro com o comitê gestor para ser tomada uma decisão de governo. “Os funcionários não concordam em voltar ao trabalho imediatamente”, salientou.
Sobre a reivindicação dos trabalhadores de pagamento imediato de um prêmio motivacional, Zimmermann explicou que a companhia precisa de uma avaliação jurídica antes de mandar pagar.
Foto: Vinicius Roratto/CP

Nenhum comentário:

Postar um comentário