Fortunati apresenta reestruturação da prefeitura
Prefeito destacou que reforma é compromisso assumido e trará
agilidade
Novos mecanismos permitirão ainda mais transparência na gestão
Para melhorar e qualificar a prestação dos serviços à população,
o prefeito José Fortunati, acompanhado do vice-prefeito eleito, Sebastião
Mello, apresentou nesta quinta-feira, 29, o projeto de reforma administrativa
com a nova estrutura da prefeitura que será implantada a partir de 1º de
janeiro de 2013, quando terá início o novo governo. As informações foram dadas
em coletiva de imprensa no Salão Nobre do Paço Municipal. Conforme o prefeito,
a reforma administrativa, que terá 0,41% de impacto anual na folha de
pagamento, é um compromisso assumido por ele durante o processo eleitoral com o
objetivo de garantir mais e melhores serviços à população, agilizar a máquina
pública e otimizar as estruturas para que a administração municipal e a cidade
possam dar um salto de qualidade.
Entre as principais mudanças apresentadas pelo prefeito estão a
criação do Escritório de Licenciamento e Regularização Fundiária, que permitirá
mais agilidade na tramitação das solicitações e análises, mais integração entre
os órgãos municipais nos estudos das demandas e transparência no acompanhamento
dos processos. "Hoje os processos passam por inúmeras secretárias e se
perde o controle. Com o escritório, não ficará nenhuma dúvida sobre os procedimentos,
métodos ou sobre qualquer etapa", disse Fortunati. Apostando no
fortalecimento dos Centros Administrativos Regionais (CAR), atendimento que é
realizado em cada bairro, serão criados cinco novos centros passando de 12 para
17.
Conforme Fortunati, foi identificada a necessidade de reforçar a
estrutura nas áreas de democracia participativa e excelência em serviços. Está
previsto também o desmembramento da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança
Pública, que resultará em maior atenção à segurança urbana, como à integração e
ampliação das políticas de direitos humanos implantadas no município, que
englobará o gabinete do Povo Negro, Coordenadorias da Mulher e do Idoso, grupos
específicos e GLBTs.
Segundo o prefeito, a nova Secretaria de Urbanismo, em substituição
à atual Secretaria de Planejamento Municipal (SPM), passará a tratar
especificamente do planejamento urbano de curto prazo, sendo a guardiã do Plano
Diretor e a executora do Plano Regulador. Passa ainda a incorporar a sua
estrutura a área de edificação e controle, hoje vinculada à Secretaria
Municipal de Obras Viárias (Smov). Conforme Fortunati, a intenção é que os
mecanismos adotados possam dar mais transparência à gestão. “Transparência
significa economia de recursos. Quanto mais tornarmos transparentes os
processos, maior agilidade, confiabilidade e menos possibilidades de desvios de
recursos na máquina pública”, frisou.
O prefeito destacou, ainda, que houve a preocupação de buscar
exemplos e experiências de reformas administrativas que tiveram êxito em outras
cidades brasileiras, como em Curitiba e no Rio de Janeiro, que possuem
ferramentas de gestão em um estágio mais adiantado em relação à tramitação de
processos e prestação de serviços. Também serviram de referência as
administrações estaduais de Minas Gerais e Pernambuco. Foi a coordenadora do
Gabinete de Planejamento Estratégico, Izabel Matte, quem apresentou as
diretrizes estratégicas, com a revisão das questões e as mudanças na estrutura
da prefeitura. A reforma resultou na criação de 331 novos cargos, a extinção de
336 e a regularização de 213, tendo repercussão financeira anual de R$
8.569.200,00.
Por fim, Fortunati afirmou que os trabalhos não se encerram,
pois sendo aprovado o projeto na Câmara parte-se para a fase de implantação das
mudanças no inicio do próximo governo. Após a coletiva, o prefeito foi à Câmara
de Vereadores encaminhar o Projeto de Lei da reforma administrativa.
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
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