terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mensalão

Ex-advogado de Dirceu, vota hoje
José Dirceu está a três votos de ser considerado culpado por corrupção ativa no caso do mensalão, que está sendo julgado desde o início de agosto no Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta terça-feira, o Supremo retoma o julgamento da ação penal com o voto do ministro Dias Toffoli, que já foi advogado do ex-ministro da Casa Civil.
Nas primeiras sessões, chegou-se a cogitar a possibilidade de o ministro se declarar impedido de votar por, além de ter sido defensor de Dirceu, ter executado as funções de assessor jurídico da Casa Civil quando o petista era ministro.
As ligações entre Toffoli e o PT não param por aí: ele também foi advogado-geral da União no governo Lula e a namorada dele, Roberta Rangel, já defendeu outro réu no processo, o ex-deputado Professor Luizinho(PT). Apesar de questionado, Toffoli resolveu participar do julgamento do mensalão e não encontrou resistência dos colegas ministros. Até agora, o único réu petista julgado foi o deputado federal João Paulo Cunha(PT-SP), absolvido por Toffoli e Lewandowski de quatro crimes.
Pela ordem de antiguidade na Corte, depois de Dias Toffoli, votam Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ayres Britto. Com a aposentadoria do ministro César Peluso, no início de setembro, o Supremo conta com dez integrantes, o que pode gerar empate nas votações. Isso já aconteceu nesse julgamento, no caso do crime de lavagem de dinheiro imputado ao ex-deputado José Borba, que recebeu cinco votos pela condenação e cinco pela absolvição. Os ministros ainda não decidiram como resolver esses casos.(Com informações do Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário