sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Decretada intervenção no Banco BVA
O Banco Central decretou, nesta sexta-feira, intervenção no banco BVA, com sede no Rio de Janeiro. A instituição financeira é especializada em crédito para companhias de médio porte. A medida foi tomada, segundo o BC, em função do comprometimento da situação econômico-financeira do banco. Em comunicado, a autoridade monetária afirma ainda que foram detectadas "graves violações às normas legais" e "descumprimento de normas que disciplinam a atividade da instituição".
A intervenção no BVA equivale à quinta ação desse tipo realizada pela autoridade monetária nos últimos dois anos. A instituição – que possui apenas 0,17% dos ativos do sistema financeiro nacional e 0,24% dos depósitos – já vinha sendo alvo de especulações nas últimas semanas sobre seu potencial colapso. Dada a esquelética presença do banco no mercado financeiro, não há temor de qualquer espécie no sistema em decorrência do episódio.
Segundo o BC, o BVA, controlado por José Augusto dos Santos e pelo financista Ivo Lodo, possui sete agências no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A partir de hoje, os bens dos controladores e dos ex-administradores do banco ficam indisponíveis.
A instituição financeira informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não se pronunciará sobre o caso. De acordo com suas demonstrações contábeis, o BVA encerrou 2011 com patrimônio líquido de 747 milhões de reais. No entanto, de acordo com uma fonte ouvida pela Agência Estado, o BVA está com patrimônio líquido negativo de 580 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário