quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mensalão

Barbosa conclui voto nesta quinta
Depois de pedir a condenação de figuras ligadas ao PP e ao PR, relator do mensalão vai encerrar análise sobre o PTB. E deve condenar Roberto Jefferson.
O Supremo Tribunal Federal (STF) chega nesta quinta-feira ao 26º dia de julgamento do processo do mensalão. A sessão terá a continuidade do voto do relator, Joaquim Barbosa, sobre as acusações de corrupção passiva contra representantes de partidos políticos. Depois de pedir a condenação de figuras ligadas ao PP e ao PR nos dois primeiros dias dedicados a esta parte de seu relatório, o ministro vai concluir a leitura do trecho sobre o PTB. Ele já deixou claro que defende a punição dos réus ligados ao partido o que inclui Roberto Jefferson, delator do esquema, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Depois que encerrar a parte de seu voto sobre o PTB, o relator passará a analisar as acusações contra o ex-deputado José Borba, que pertencia ao PMDB na época do escândalo. Ele teria recebido propina por meio das empresas do publicitário Marcos Valério, o operador do esquema montado pelo PT.
Barbosa deve pedir a condenação de todos os acusados nesta parte do processo. Quando o relator concluir a leitura de suas considerações, o que deve acontecer nesta quinta-feira, o revisor Ricardo Lewandowski começará a tratar desse mesmo capítulo da denúncia. A expectativa é de que o ministro gaste ao menos outras duas sessões para apresentar seu voto. Só então os outros oito ministros começarão a tratar do assunto.
Quando a corte concluir a análise dessa parte da acusação, passará a julgar os réus acusados de corrupção ativa neste item: a lista inclui José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. É possível que o trio petista só saiba seu destino após o primeiro turno das eleições municipais, que ocorre em 7 de outubro.(Com VEJA.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário