quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bom Dia!
Sirvam nossas façanhas, de modelo a toda a terra! A frase, fora do contexto do nosso hino, pode parecer presunçosa. Afinal, servir de modelo a toda a terra, parece um pouco exagerado, Mas vamos convir que, lá no fundo do nosso peito, ela até que desperta um orgulho que todos nós temos pelo fato de sermos gaúchos. Aliás, não lembro quando, um amigo paulista me confessou que ficava impressionado com o fato de sabermos de cor a letra do nosso hino. E que se emocionava ouvindo o povo cantando. Somos, sem dúvida, o único Estado onde o povo sabe a letra de seu hino. A gente aprende na escola e canta com orgulho.
Mas, mesmo sendo 20 de Setembro, dia do orgulho Farroupilha, as coisas seguem acontecendo e o feriado nos pega com um monte de motivos para refletir e conviver. O frio, por exemplo, está de volta depois de uma chuva que mais parecia dilúvio. E não faltou candidato e militante político para se aproveitar e querer colher dividendos com a chuva que, é verdade, alagou alguns pontos da cidade.  Nada como antigamente, diga-se de passagem. Jogar a culpa na administração municipal num momento assim, é como querer atribuir ao governo do estado a culpa pelas tragédias ocorridas no interior. Vamos tratar a coisa com seriedade, gente!
A mudança no clima foi tão grande que, diz o noticiário, em São José dos Ausentes a chegada do vento causou uma sensação térmica de -7,2ºC. É muito frio, mesmo que ainda estejamos no inverno. Eu, pelo menos, de qualquer forma, prefiro o frio com sol do que a chuva.
Outro motivo de alegria e de orgulho para todos nós, principalmente quem curte espaços de arte em Porto Alegre, é a reabertura do Araujo Vianna. Ela acontece hoje com um show reunindo grandes nomes da música da cidade e do estado. Um novo espaço, totalmente remodelado e fruto de uma parceria vitoriosa entre a Prefeitura e a Opus. É tão importante e significativa a reabertura do Araújo Vianna, que os ingressos estão esgotados.
Claro que não posso fugir ao espírito “gauchesco e brasileiro” de hoje, 20 de Setembro. Então, para comemorar a data, meu coração gabrielense falou mais alto e me fez buscar, com satisfação, um vídeo com o Hino do Rio Grande. É minha maneira de homenagear a todos nós e desejar que o feriado seja, para os orgulhosos gaúchos um Bom Dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário