sábado, 15 de setembro de 2012

Bancários: greve começa na terça-feira
Atividades serão paralisadas em Porto Alegre e na região Metropolitana
A partir de terça feira (18), bancários da Capital e região Metropolitana estarão em greve por tempo indeterminado. Para o Sindicato dos Bancários, a greve e consequência do desinteresse da Federação dos Bancos (Febraban) em discutir o reajuste salarial e outras demandas da categoria.
 “Temos um cenário,nos últimos anos, de bancos com altíssima lucratividade e os patrões insistem em oferecer apenas a reposição da inflação, sem aumento real aos trabalhadores”, diz Mauro Salles, presidente do Sindicato dos Bancários.
Mauro explica que o pedido dos bancários é de reposição da inflação mais 5% de aumento real, com piso salarial de R$ 2.416,30 equivalente ao salário mínimo do DIEESE. Outras reivindicações incluem maias contratações, fim de metas abusivas e mais segurança, incluindo a obrigatoriedade da porta de segurança em todas as agências e postos, fim da guarda das chaves do cofre e das unidades por bancários e vigilantes. Pedem ainda divisórias para garantir a privacidade nos saques, além de melhoria da assistência de saúde às vitimas de assaltos e sequestros.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por sua vez, divulgou em nota que a proposta das instituições está na mesa de negociação para ser debatida com o movimento sindical. “A Federação confia no diálogo, que tem sido presente nas negociações de 2012, para alcançar os entendimentos necessários ao fechamento do acordo e renovação da convenção coletiva de trabalho entre bancos e bancários”, diz o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário