terça-feira, 28 de agosto de 2012

CPI: Pagot e Cavendish devem depor esta semana
Ex-presidente da empreiteira Delta pediu ao STF para não depor; também foi convocado ex-diretor de empresa pública ligado ao PSDB de São Paulo.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira tem quatro depoimentos marcados para esta semana. Entretanto, o mais esperado deles não deverá ocorrer – o ex-presidente da empreiteira Delta Fernando Cavendish impetrou habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para não comparecer à CPMI. Se esse pedido não for atendido, ele pede que lhe sejam asseguradas todas as garantias que vêm sendo conferidas a outros convocados – permanecer em silêncio e não assinar termo de compromisso de dizer a verdade. Cavendish foi convocado para depor nesta quarta-feira (29).
Com o provável silêncio de Cavendish, as atenções se voltam para o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot, que deporá nesta terça-feira (28). Ele disse, em diversas entrevistas, que está disposto a colaborar com a CPMI. Pagot deixou o Dnit em 2011, após denúncias de irregularidades, e atribuiu a pressão pela sua saída ao grupo comandado por Cachoeira, que defendia os interesses da Delta no órgão. Ele afirmou que era procurado por partidos para captar doações de empreiteiras para campanhas políticas.
Quem também tem depoimento marcado para terça-feira é o empresário Adir Assad, dono das empresas JSM Terraplenagem e SP Terraplenagem, entre outras, apontadas como ‘laranjas’ do suposto esquema Delta/Cachoeira. Assad também pediu ao STF um habeas corpus para garantir o direito de ficar em silêncio e de não se autoincriminar.(Agência Câmara)
Na quarta-feira, a CPMI vai ouvir o engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto. Ex-diretor da empresa Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), do governo de São Paulo, ele é acusado de atuar junto ao Dnit em busca de recursos para a campanha do ex-governador José Serra (PSDB) à Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário