A gente vive, todos os dias, cercado de notícias muitas vezes
tristes, chocantes e que acabam fazendo com que um mixto de tristeza e
desesperança tome conta da gente. É o mundo em que vivemos que teima em nos
colocar entre um pouco de coisas boas e muito de coisas ruins. Os jornais, a
televisão, o rádio e a internet são veículos de informações que nem sempre
queremos ver, ler ou ouvir. Mas é assim, fazer o que?
Hoje, ao começar o dia, quero entregar a vocês, leitores do meu
blog, um momento raro de sensibilidade proporcionado por músicos da melhor
qualidade. O grupo Roda de Choro, durante a Virada Cultural, toca no palco do
teatro do Sesc, em São Paulo, o choro Noites Cariocas, do imortal Jacob do
Bandolim. No grupo estão Alexandre Ribeiro (clarinete), Léo Rodrigues
(pandeiro), Milton Mori (cavaquinho), Luizinho 7 cordas (violão), Nelson Ayres
(piano) e Toninho Ferragutii (acordeon).
Espero que o dia de todos seja repleto de momentos tão
encantadores quanto o chorinho que entrego junto com o meu bom dia!
Passagens aéreas da Pluna
Os clientes do Banco do Brasil (BB) que compraram passagens aéreas da empresa Pluna por meio do cartão de crédito podem ingressar com pedido de ressarcimento no Procon Porto Alegre. A medida vale até 30 dias anteriores à reclamação sobre a companhia junto ao Procon, uma vez que, após esse período, o valor da fatura já foi repassado à empresa Pluna.
Para obter o reembolso dos valores despendidos e já pagos com as viagens aéreas da Pluna que não ocorreram os consumidores devem acessar a página do Procon (www.portoalegre.gov.br/procon) enviando dados digitalizados. Devem ser enviados cópia da fatura do cartão de crédito, onde conste as parcelas da Pluna; o comprovante de compra pela internet e declaração de próprio punho solicitando a devolução, contendo RG, CPF, endereço residencial. As demais operadoras de cartão de crédito estão concedendo o cancelamento das parcelas que ainda não venceram, mas não estão ainda restituindo os valores já pagos.
O Procon Porto Alegre notificou no início do mês as operadoras de cartão de crédito, para que promovam o cancelamento ou o estorno dos valores pagos com passagens pelos usuários da empresa Pluna, que entrou em falência no início de julho e cancelou os voos em Porto Alegre, deixando os clientes sem nenhuma informação ou restituição.
“Caso o consumidor não obtenha por meio do Procon municipal e junto à empresa de cartão de crédito a devolução do que foi gasto com a Pluna, ele deverá comparecer ao Procon Porto Alegre, que fará abertura de um processo administrativo contra a operadora, podendo este último redundar em multa proporcional ao faturamento da empresa”, alerta a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira.
Governo tenta conter greves
Sindicatos
avaliam que cerca de 350 mil servidores já aderiram às paralisações em todo o
País; dentre as reivindicações estão aumento salarial e melhores condições de
trabalho.
Em mais
uma semana de queda de braço entre a presidente Dilma Rousseff e servidores
federais em greve, o governo tenta conter a ampliação do movimento, que já dura
dois meses, para setores estratégicos, como Polícia Federal e Receita, e poderá
fazer novas propostas a categorias nos próximos dias, disseram à Reuters fontes
governamentais.
O
desafio do Planalto é resistir à pressão por aumento de gastos diante do
cenário externo adverso e a desaceleração da economia brasileira, que podem
ameaçar o esforço fiscal, enquanto sindicatos pedem por novas propostas para
que as negociações avancem.
Categorias
como Vigilância Sanitária, também em greve, e Receita Federal, que iniciou
operação-padrão em portos, já afetam a entrada e saída de produtos do país.
Servidores de diversos ministérios, agências reguladoras e Eletrobras também
estão parados.
Para o
novo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, o
problema tem sido a ausência de negociação por parte do governo.
"A
greve não pode transcorrer sem que o governo faça propostas... Propostas
econômicas, no sentido de estabelecer o processo de negociação, disse ele.
"No caso dos docentes, há uma proposta... O que não ocorre com outros
setores em greve, porque não há nenhuma proposta efetuada."
Dilma
determinou como prioridade a Educação e militares de baixa patente, por
considerar as categorias mais defasadas, disseram assessores do Planalto, que
falaram à Reuters sob condição de anonimato. Segundo eles, a presidente
descarta ampliar a outros servidores reajuste como o oferecido aos docentes que
rejeitaram a proposta feita há cerca de 10 dias.
Governo
amplia pacote do reajuste de professores
O governo federal
apresentou uma nova proposta aos professores de universidades e institutos
federais, em greve há 69 dias. O pacote de reajuste orçado anteriormente em R$
3,9 bilhões para o intervalo 2012-2015 passou a ser de R$ 4,2 bilhões. Com esse
montante, as faixas de reajustes serão de 25% a 45%, incluindo os 4% já
concedidos em março deste ano. A proposta anterior, rejeitada pelos
professores, previa aumento de 16% a 45% em três anos.
A nova proposta foi
elaborada nesta terça-feira, após impasse em reunião realizada ontem no
Planejamento. Conforme o iG adiantou, o governo entendeu que ceder em alguns pontos
é a única forma de debelar a greve antes do fim das férias dos alunos, na
próxima semana.
A própria presidenta
Dilma autorizou que era hora de finalizar a paralisação para evitar arranhões
na imagem de seu governo, ameaçado por uma série de manifestações grevistas por
servidores públicos.
Com isso, a presidenta
muda o discurso de que o governo jogaria duro com grevista, argumentando que a
crise internacional não permite aumento de gastos. A postura pode abrir o
flanco para outras categorias exigirem tratamento semelhante ao recebido pelos
professores federais.
MJ abre processo contra TAM e Gol
O Ministério da Justiça
(MJ) abriu um processo administrativo contra as empresas aéreas TAM e Gol. Elas
são acusadas de irregularidades na venda de passagens. Desta forma, o MJ vai
verificar se as informações sobre o chamado seguro-viagem eram suficientes.
Isso porque o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor apontou indícios
de prática comercial abusiva no fornecimento dos serviços, o que fere os
direitos do consumidor. A multa para as empresas pode chegar a R$ 6,2 milhões
caso a irregularidades sejam constatadas. Em nota, a Gol se defende dizendo que
o seguro-viagem “é oferecido a todos os clientes” que optam pela compra do
serviço, sendo “todas as informações legais” disponibilizadas no site da
empresa. Já a TAM se limitou a dizer que prestará todas as informações pedidas
pelo MJ.
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