sexta-feira, 29 de junho de 2012

Opinião

Cerca virtual na Redenção

Muito se tem falado sobre a questão da segurança no Parque Farroupilha, ou Redenção. Já se pensou em cercar o parque e fechar portões durante á noite, colocar policiamento ostensivo e tudo mais.
Agora, a prefeitura decidiu colocar câmeras de vigilância que deverão monitorar atividades no parque, principalmente em pontos estratégicos que exigem maior segurança. Serão colocadas 18 câmeras de vídeo capazes de perceber movimentos no interior do parque enviando imagens e alertas para a Guarda Municipal.
O projeto faz parte do recém lançado Centro Integrado de Comando, que está sendo construído para integrar informações de diversos órgãos.
Quando se falou em cercar fisicamente a Redenção, muita gente foi contra argumentando que o acesso deve ser livre. Se bem que o acesso livre ao parque, nas 24 horas, acaba proporcionando uma série de atos que precisam ser evitados.
Até crimes já ocorreram na Redenção, á noite, o que poderia não ter acontecido se o trânsito de pessoas não fosse permitido por lá em algumas horas.
Pois bem. Agora, o que a prefeitura está anunciando, é a colocação de câmeras que deverão monitorar o parque durante 24 horas. Imediatamente surgiram movimentos contrários à decisão. O Conselho de Usuários do Parque (?) por seu presidente, disse que as câmeras poderão interferir na liberdade das pessoas que se sentirão inibidas quando utilizarem a Redenção.
Eu, mesmo não sendo usuário freqüente do parque, costumo, principalmente aos domingos, passear por lá com minha mulher e minha filha. Confesso que gostei da idéia e não vejo como a colocação de uma câmera de segurança, possa inibir ou causar constrangimento ao meu passeio com a família. Agora, concordo que, se eu fosse ao Farroupilha para fazer algo que não desejasse que outras pessoas vissem, certamente me sentiria inibido.
Então, mesmo sabendo que estou contrariando o pensamento de, felizmente, poucas pessoas, sou totalmente a favor da colocação de câmeras de vigilância no Parque Farroupilha, no Marinha do Brasil, no Parcão e em qualquer local que represente algum risco para a tranqüilidade dos que querem, tão somente, desfrutar do espaço oferecido para passeios ou lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário