quarta-feira, 20 de junho de 2012

Opinião

Nos próximos dias
No futebol, quando os dirigentes dizem que o treinador está prestigiado, aí mesmo é que ele está correndo o risco de ser demitido. Nunca se ouviu algum diretor anunciar que, se o time perder a próxima, o técnico será posto na rua.
Na política, tem uma expressão que também significa exatamente o contrário. Estou em referindo ao fato de autoridades prometerem que “nos próximos dias” será iniciada tal obra, que o dinheiro chegará, que providências serão tomadas etc.
Lembrei disso ao escutar o ministro dos Transportes prometer que, “nos próximos dias” estará sendo definitivamente iniciado o processo de implantação da nova ponte sobre o Guaíba. Falando sério, vocês lembram quantos anos faz que os governantes prometem que “nos próximos dias” teremos o começo das obras da nova ponte? Entra governo e sai governo e a gente esperando pelos próximos dias.
Querem outro exemplo? A duplicação da BR 116. Já perdi a conta de quantas vezes anunciaram o começo das obras, ou da licitação, ou do estudo, para os próximos dias. E a estrada segue como sempre foi, ou seja, totalmente incapaz de suportar o tráfego intenso de todos os dias.
Querem outro? A BR 101. No primeiro mandado de Lula, ele prometeu que, até o final de seu governo a BR 101 estaria pronta. Provavelmente estivesse se referindo ao seu segundo mandato. Mesmo assim, nem ao final de seus oito anos de governo, a estrada ficou pronta. Ele até esteve aqui e caminhou pela estrada que “nos próximos dias” estaria sendo inaugurada.
E assim vamos nós, acreditando nas promessas governamentais que nos próximos dias tudo estará solucionado. Só que, lamentavelmente, as autoridades esquecem de informar se os próximos dias serão deste ou do ano que vem ou dentro de cinco anos.
E a gente aqui, iludidos e esperando que as coisas aconteçam nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário