quinta-feira, 28 de junho de 2012

O fim do fator previdenciário
Impor uma idade mínima para quem quer se aposentar pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é o objetivo perseguido pelo governo federal. A decisão do presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) de levar o assunto para debate em plenário, provocou uma reunião entre os líderes da base com representantes do Ministério da Fazenda. O Executivo pediu prazo até 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator previdenciário.
Já os deputados, querem votar o projeto que acaba com o fator previdenciário e institui a regra chamada de 85-95 e que tem o apoio das centrais sindicais. Pelo projeto, para alcançar o teto do benefício, o trabalhador, ao se aposentar,terá que somar o tempo trabalhado com a idade. As mulheres terão que somar 85 e os homens 95.
No encontro de ontem, o governo argumentou sobre a necessidade de instituir uma idade mínima à aposentadoria, não atingindo aos trabalhadores que já estão no mercado, além de uma atualização periódica da regra 85-95.
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), confirmou que o projeto de lei que trata do fim do fator previdenciário, será votado em até dois meses. “É claro que é mais fácil falar do que fazer, mas era meu papel e dos líderes mostrar para o governo que este é um tema que está pautado e vai ser votado”, ressaltou o deputado.
O governo não concorda com o texto que será votado pois teme prejuízos nas contas da Previdência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário