sexta-feira, 25 de maio de 2012

Deputados batem boca na CPI

Ao criticar as perguntas feitas pelo relator Odair Cunha (PT-MG), o deputado tucano Fernando Francischini (PSDB-PR) chamou Odair de “tchuchuca”. Foi durante o depoimento de um dos principais auxiliares de cachoeira, o ex-vereador de Goiás Wladimir Garcez.
Garcez leu um breve depoimento e, logo a seguir, Odair Cunha fez uma série de perguntas a Wladimir sobre o envolvimento da quadrilha de Cachoeira com o governador de Goiás, Marconi Perillo  (PSDB) e apenas uma pergunta sobre o relacionamento do bicheiro com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, do PT.
Indignados, os deputados Fernando Francischini e Carlos Sampaio, ambos do PSDB, acusaram o relator da CPI de direcionar as perguntas para prejudicar o governador de Goiás. “Quando o relator faz perguntas sobre a Delta nacional e o governador Agnelo, ele é tchuchuca. Mas quando pergunta sobre o governador Perillo, ele é tigrão”, disse Francischini
O deputado Dr. Rosinha (PT) saiu em defesa do relator e acabou discutindo com o tucano. O petista disse que alguns parlamentares “usam palavras de efeito” nas sessões abertas da comissão “para aparecer na mídia”.
Francischini, diante da crítica, se colocou em pé e, com o dedo em riste, começou um bate boca com o petista.
“Não admito que alguém me diga que eu não tenho moral para criticar o relator. Um relator que é tchuchuca quando a questão envolve o PT, e é tigrão quando envolve o PSDB. Fiquei de pé para mostrar minha indignação”, explicou Francischini após a discussão.
O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), teve de intervir para serenar os ânimos.



Marcos Maia defende políticos com contas rejeitadas

Se depender da vontade do presidente da Câmara, deputado Marcos Maia (PT-RS), políticos que tiveram as contas rejeitadas em eleições passadas, poderão concorrer nas próximas eleições. Na última terça-feira os deputados aprovaram projeto que autoriza a candidatura dos políticos com contas rejeitadas. A decisão ignora medida do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que veta o registro de  candidatos que não tiveram a prestação de contas aprovada nas eleições de 2010
"O que acontece é que o TSE criou uma regra nova num período menor que um ano antes da eleição. E esta regra nova está impedindo que 21 mil cidadãos que se candidataram nas últimas eleições possam concorrer, inclusive pessoas com processos que não foram julgados pelo TSE", disse o presidente da Câmara.
Para o presidente da Câmara, a proposta aprovada na última terça-feira, que ainda precisa ser votada pelo Senado, corrige uma “distorção” provocada pelo TSE. “É um atentado contra a democracia impedir a  candidatura de um político por um “erro formal” de prestação de contas.



Vacinação contra a gripe prorrogada até 1º de junho
A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 5 de maio e que se encerraria nesta sexta-feira, 25, foi prorrogada até 1º de junho, por causa do baixo número de pessoas da população de risco que procurou os postos de saúde. A meta é imunizar pelo menos 80% dos idosos a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de 2 anos, gestantes em qualquer fase da gravidez e indígenas.  
A Vigilância em Saúde chama atenção para os riscos da gripe - especialmente com a proximidade do inverno – e lembra que em Santa Catarina já foram registrados vários casos de gripe A neste ano, inclusive com óbitos. Quem recebe a vacina fica protegido contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul no ano anterior – entre eles o H1N1, causador da gripe A.
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA


Dia do Vinho no estilo “Bento, teu povo te ama!”
Enredo campeão da Restinga vai subir à Capital Brasileira do Vinho
Bento Gonçalves tem uma relação à parte com o Dia do Vinho, que vai muito além da mera figuração. Como um programa regional integrado, o evento chega em 2012 à terceira edição – de 25 de maio a 3 de junho. O município da Serra Gaúcha, pioneiro na oferta do enoturismo no Brasil, participa das mobilizações desde 2004, um ano depois de a data haver sido regulamentada no calendário oficial do Rio Grande do Sul.
Faz todo sentido. Afinal, o título de Capital Brasileira do Vinho aparece até na primeira estrofe do hino do clube que representa a cidade no futebol, o Esportivo. Pois é justamente harmonizando música com a mesma vitivinicultura que lhe garante quase 20% da produção anual de todo Estado, que o município marcará o ponto alto de sua participação no Dia do Vinho deste ano. Em grande estilo: “Iremos brindar com a escola de samba, na praça, e no hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, onde será realizado o filó”, revela a secretária municipal de Turismo, Ivane Fávero. 
A escola de samba não é nada menos que a Estado Maior da Restinga, campeã do Carnaval 2012, em Porto Alegre, com enredo baseado no projeto Vinhos do Brasil. Algumas das principais vinícolas de Bento Gonçalves – entre as 79 que atendem ao turista –  participaram do desfile na passarela do Porto Seco, na Capital. Na ocasião, o público das arquibancadas foi brindado com taças de espumantes produzidos no município. 
Sábado, 2 de junho, a partir das 20h, o tradicional grito de “Tinga, teu povo te ama” dará a largada para a apresentação da escola, acompanhada por moradores dos Caminhos de Pedra, na Praça Vicco Barbieri. Mais tarde, na mesma noite, o show se transfere para os salões do hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos. O brinde coletivo está garantido nos dois ambientes. 
“Acreditamos que o Dia do Vinho contribui com a popularização e a promoção do vinho no Estado e no Brasil. Como Destino Indutor do Desenvolvimento Turístico Regional, Bento precisa estimular e engajar-se em promoções que envolvam toda a região, fazendo com que o turista circule pelos municípios e aproveite para ficar mais dias por aqui”, explica a secretária. 
Ciente da oportunidade, Bento Gonçalves estabeleceu programação compatível com sua dimensão nos cenários vitivinícola e turístico brasileiros. Nos dias 1o e 2 de junho, sexta-feira e sábado, a cidade hospedará um seminário da Aliança Brasileira de Film Commissions (o 5º Encontro da Abrafic). 
E em paralelo a todas as atividades, diversas vinícolas locais estarão oferecendo cursos de degustação de vinhos e espumantes, além de descontos de até 30% no varejo, para o consumidor final. As agências, restaurantes e meios de hospedagem também estarão praticando preços e vantagens especiais.
“Esperamos receber um número ainda maior de visitantes, que serão atraídos pela programação, além de ampliarmos o tempo de permanência deles no município. E acredito que vamos encantar quem vier até Bento, propiciando vivências únicas”, conclui Ivane.


Cuidado na hora de financiar o carro
Mesmo com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), anunciado pelo governo na última segunda-feira (21), o consumidor deve tomar cuidado na hora financiar o veículo.
O futuro proprietário, depois escolher o modelo e a opção de financiamento, deve ler atentamente o contrato e, em caso de dúvida, questione o vendedor ou procure o órgão de defesa do consumidor.
Vale lembrar também que a financeira não pode cobrar taxa, pois tal cobrança é considerada pratica abusiva, de acordo com os artigos 39 e 51 do Código de Defesa do Consumidor.
A Taxa de Cadastro é abusiva, já que a cobrança não se justifica, uma vez que não há nenhuma prestação de serviço ao consumidor.


Copa: prefeitura assina contrato para obras na Voluntários
A prefeitura realiza nesta sexta-feira, 25, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal, o ato de assinatura do contrato da obra de duplicação da Rua Voluntários da Pátria (entre a rua da Conceição até as proximidades da rua Ramiro Barcelos) - Trecho 1. O prefeito José Fortunati e representantes do Consórcio C.C. Pavimentadora assinarão o documento. O valor da proposta vencedora é de R$ 13.328.206,21.
O Trecho 1 faz parte da duplicação da rua Voluntários da Pátria e está dentro da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014. O projeto completo prevê a extensão da duplicação da via, implantação de ciclovia e tratamento paisagístico do canteiro central.


Smic apreende botijões ilegais
Trinta e nove botijões foram apreendidos pela fiscalização
A equipe de fiscalização de atividades localizadas da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), acompanhada de agentes do Procon Porto Alegre, realizou nesta quinta-feira, 24, a 41ª Blitz do GLP. A ação tem caráter ostensivo e preventivo, para coibir a venda irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), retirando de circulação os vasilhames comercializados sem o devido licenciamento.
Foram vistoriados 18 estabelecimentos nos bairros Hípica e Ponta Grossa. Um local foi autuado por comercialização sem alvará de localização e funcionamento. No total, 39 botijões foram apreendidos pela fiscalização.
As reclamações do contribuinte podem ser feitas pelo fone 156 – Fala Porto Alegre ou por expediente administrativo – preenchendo formulário na Rua dos Andradas, 686 – térreo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário