quinta-feira, 30 de janeiro de 2020



Novo presidente do INSS quer
 mudar perfil de funcionários
O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, defende uma mudança de perfil dos servidores. Antes de assumir o órgão, Rolim era secretário de Previdência do Ministério da Economia e fez um diagnóstico com sua equipe. Rolim também defende que o INSS tenha menos servidores efetivos. Já o ex-presidente Renato Vieira queria mais 13,5 mil servidores para reduzir a fila de pedidos dos benefícios.

Maia critica Weintraub e diz que
 Salles não pode ser interlocutor
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante evento na quarta-feira (29). “Eu não sei como é que o governo vai fazer com o seu ministro do Meio Ambiente. Eu acho que, de alguma forma, ele [Salles] perdeu as condições de ser o interlocutor. Acho que ele radicalizou demais, não sei se combinado com o presidente ou não”, disse, sobre Salles. Já sobre Weintraub, Maia criticou: “Como que faz para o investidor olhar que o Brasil tem um ministro da Educação desse? Nosso país não tem futuro, né? Não tem futuro”.

Suspeita de coronavírus é registrada em São José dos Campos
Um caso suspeito de coronavírus foi registrado pela Secretaria de Saúde de São José dos Campos na quarta-feira (29). A paciente, uma mulher de 51 anos, procurou atendimento com sintomas da doença em um hospital particular e foi colocada em isolamento. A paciente relatou que seu marido esteve em viagem à China, a trabalho, por 30 dias, em dezembro. Ele teria apresentado sintomas de gripe ao retornar para o Brasil. A capital São Paulo tem três casos suspeitos. Até agora, nenhum caso da doença foi confirmado no país e 10 são tratados como suspeitos.

Bolsonaro e ministros sobrevoam
 área atingida por chuvas em MG
O presidente da República, Jair Bolsonaro, deixou nesta quinta-feira (30) o Palácio do Planalto para sobrevoar regiões atingidas por fortes chuvas em Minas Gerais. Os ministros do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, acompanham o presidente. Ao menos 55 mortes foram registradas desde o início dos temporais, na quinta-feira passada. O estado decretou situação de emergência em mais de 100 cidades.

Reforma administrativa será encaminhada
ao Congresso em 'uma a duas semanas', diz Guedes
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (30) que a proposta de reforma administrativa será encaminhada ao Congresso logo que houver a volta do recesso do Legislativo.
“Nós estamos falando de uma a duas semanas”, disse o ministro, que participou de um evento em São Paulo. O retorno dos trabalhos do Congresso está previsto para 2 de fevereiro. "Meu conselho para o presidente foi 'acelera'", afirmou.
Questionado sobre por que a reforma ainda não foi entregue, o ministro apontou que o governo teria adiado por conta dos protestos que ocorreram em diversos países da América Latina no ano passado. Segundo Guedes, o governo Bolsonaro não queria “dar um pretexto” para protestos no Brasil.
Ele ressaltou, no entanto, que o presidente “nunca foi contra a reforma. O que ele fez foi uma questão de timing”.



EUA descobrem túnel na fronteira com o México

Foi encontrada uma conexão de 1,3 quilômetro entre Tijuana, no México, e uma área de armazéns perto de San Diego, nos Estados Unidos.

Acesso coberto do túnel encontrado na fronteira entre EUA e México — Foto: Elliot Spagat/ AP

Autoridades dos Estados Unidos anunciaram na quarta-feira (29) a descoberta de um túnel usado por traficantes, o mais longo já encontrado na fronteira sudoeste do país. Ele parte de uma região industrial em Tijuana, no México, e, depois de 1,3 quilômetro, chega a uma zona perto de San Diego, nos EUA.

O túnel apresentava um sistema de carris, ventilação, cabos e painéis elétricos de alta tensão, um elevador na entrada e um sistema de drenagem.
O comprimento, de mais de 14 campos de futebol, surpreendeu as autoridades. Não houve prisões, não foi encontrada droga no local e nenhum ponto de saída confirmado nos EUA.

Lance LeNoir, supervisor de operações da Patrulha de Fronteira, disse que eles não esperavam que alguém teria a habilidade e sagacidade para ir tão longe. “Eles continuam a me surpreender", afirmou.

O túnel expõe as limitações da política do muro na fronteira do presidente Donald Trump. Ele é considerado mais eficiente que os pequenos túneis construídos de forma grosseira, geralmente chamados de "buracos de Gopher".

O anúncio da existência foi feito na quarta-feira (29), mas a descoberta aconteceu em agosto. As autoridades mexicanas identificaram a entrada, e os investigadores norte-americanos mapearam o túnel que se estende por um total de 1.313 metros.

Em 2014, um túnel de 904 metros de comprimento havia sido descoberto em San Diego.

Profundidade de mais de 20 metros

O túnel recém-descoberto tem cerca de 1,68 metros de altura e 0,61 metros de largura e corre a uma profundidade média de 21,3 metros abaixo da superfície, disseram autoridades.

Os agentes notaram que há centenas de sacos de areia bloqueando uma suposta saída anterior em uma área de armazéns industriais de Otay Mesa, em San Diego. O túnel passa por baixo de alguns desses centros de estoque.

Uma ramificação incompleta do túnel que se estendia por 1.090 metros sugere que os contrabandistas haviam ligado um ponto de saída inicial e estavam construindo um outro.

A saída anterior "se tornou insustentável por qualquer motivo ", disse o porta-voz da Patrulha da Fronteira, Jeff Stephenson.

Pela lei dos EUA, os túneis precisam ser fechados com concreto depois de serem encontrados.

Fonte: G1



Lula instigou Boulos a invadir o tríplex. 
E foram denunciados por isso

O presidente Bolsonaro visita nesta quinta-feira (30) as regiões afetadas pelas chuvas – Minas Gerais, principalmente. A quantidade de mortos já é metade da quantidade de mortos pelo coronavírus na China. Vejam só o tamanho dessa tragédia.

A tragédia não é causada pelas chuvas, porque chuva não se pode revogar nem pela lei da gravidade. Mas sim, pelo o que está sob o controle do poder municipal, que poderia evitar essas mortes.

Entre as medidas que poderiam ser tomadas estão a impermeabilização do solo; retirada de entulho de áreas de bueiro, valas, canais e riachos que escoam as águas das chuvas; e evitar que se construam moradias em encostas. Os poderes municipais se omitem há 60 anos, porque todos os meses de janeiro acontece a mesma coisa.

Casada com o Brasil
A atriz Regina Duarte deu o sim e vai casar com o Brasil. Aqueles que me acompanham sabem disso desde segunda-feira (27). Eu sempre vou procurar dar em primeira mão para que você que me acompanha tenha informações de forma mais rápida.

Lula instigou Boulos e o MTST a invadir o triplex do Guarujá
O Ministério Público denunciou Lula e Guilherme Boulos pela invasão do triplex de Guarujá. O ex-presidente, no dia em que foi preso, fez um discurso dizendo que ele já tinha pedido para Boulos mandar o pessoal do MTST ocupar o apartamento.

Uma semana depois entraram 30 integrantes do movimento, que é chefiado por Guilherme Boulos. O fato é que o apartamento e o prédio estavam bloqueados pela Justiça. Então, eles invadiram um imóvel bloqueado pela Justiça. Além disso, o pessoal do MTST colocou um cartaz com a frase “se é de Lula, é nosso”.

Professores ensinam, mas os pais não podem abrir mão de educar seus filhos
O Tribunal de Justiça aceitou a denúncia contra um professor que pediu uma redação sobre sexo e sugeriu, escrevendo no quadro negro, que fossem usados termos obscenos – que eu não vou escrever aqui de jeito nenhum.

Esse professor é da sexta série, ou seja, que leciona para pré-adolescentes ainda. Ele foi enquadrado no artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente pelo Ministério Público do Distrito Federal. Ele também responde a processo administrativo.

Professores ensinam, mas os pais não devem permitir e nem abrir mão do poder de educar e formar seus filhos. Só que entregando para um professor a função de educar o filho, corre-se o risco de acontecer isso que houve em uma escola pública de Brasília.

Quem quer se passar pelos ministros?
A Polícia Federal considerou que foi falsificada uma mensagem atribuída ao então ministro da Secretaria do Governo, general Santos Cruz, contendo críticas ao presidente da República e a um dos seus filhos.

Na época, o então ministro já havia demonstrado que no dia e hora da mensagem ele estava a bordo de um avião sobre a Amazônia indo para São Gabriel da Cachoeira, que fica no extremo noroeste do Brasil.

A polícia confirmou que a mensagem é falsa, mas não aparece o nome de quem falsificou. A gente fica curiosíssimo para saber quem são esses hackers, essas pessoas, que entram em mensagens de ministros. Isso é invasão.

Outra coisa que eu estou curioso e há algum tempo eu já disse que gostaria que se investigasse para saber quem fez, por quê e como fizeram o tal vídeo do secretário de Cultura Roberto Alvim, que foi derrubado por referência ao nazismo.

No vídeo, tinha uma música do compositor Wagner no fundo; o secretário estava com uma postura nazista; além disso, Roberto Alvim plagiou um parágrafo inteiro de uma fala de Goebbels.

Alguém fez, alguém montou, alguém editou e alguém escreveu. Como foi? Alvim fez tudo sozinho? Eu fico tremendamente curioso para saber porque tem que identificar essas pessoas, que usando de atitudes criminosas, fazem esse tipo de trabalho.

Fizeram a mesma coisa com Santos Cruz, tentaram fazer com Sergio Moro e com os procuradores da Lava Jato. É preciso que essas pessoas sejam punidas porque estão invadindo um direito Constitucional.

Alexandre Garcia



Bolsonaro recua e vai anular nova nomeação 
de exonerado por voo em avião da FAB
O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás na renomeação de Vicente Santini. Pelo Twitter, o presidente anunciou que a nova nomeação “não terá efeito”. Santini, que cobria férias do ministro-chefe da Casa Civil, foi exonerado após usar voo da FAB para ir de Davos, na Suíça, para a Índia – todos os ministros usaram voo comercial. Santini foi exonerado, depois admitido em outra função no dia seguinte, e, agora, o anúncio que a nova nomeação não terá efeito. Fernando Moura, que havia assumido o cargo de Santini, também foi exonerado.

Decreto vai recriar grupo
 interministerial para emergências
Em meio ao alerta mundial sobre o coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro deve assinar decreto de recriação de um grupo interministerial para tratar de emergências de saúde pública. Segundo o secretário de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, o documento será publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (30). O grupo, criado em 2005 para acompanhar ações e medidas relativas à influenza pandêmica, foi extinto por meio de decreto do próprio Bolsonaro. Na época que foi criado, 17 ministérios integravam o colegiado. Até a noite desta quarta o Brasil se encontra em nível 2 de classificação de risco, o que significa "perigo iminente" da chegada do vírus. No momento, há nove casos em monitoramento e nenhuma confirmação de coronavírus em território nacional.

Bretas condena Cabral a 14 anos de 
prisão em ação sobre propina de R$ 16 milhões
O juiz federal da 7ª Vara Criminal do Rio, Marcelo Bretas, condenou o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB) a 14 anos e 7 meses de prisão no âmbito da Operação Fatura Exposta, braço da Lava Jato no Estado, que mira propinas em contratos da Saúde. Com a nova sentença, a soma das penas impostas ao emedebista chega a 280 anos. Sérgio Cabral está preso desde novembro de 2016. A ação envolve R$ 16 milhões em propinas em contratos da área. Em dezembro, o ex-governador, que tem confessado crimes, firmou delação premiada com a Polícia Federal e se propôs a devolver R$ 380 milhões aos cofres públicos. O acordo foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), por citar autoridades com foro privilegiado, e não foi apoiado pela Procuradoria-Geral da República. Para o juiz Bretas, no entanto, neste processo, Cabral não "confessou" de forma espontânea, ocorrendo, na realidade, o reconhecimento de parte de sua responsabilidade em decorrência do elevado volume de provas em seu desfavor. Por isso, não houve redução de pena em troca das confissões.

Casos de coronavírus chegam 
a todas as regiões da China
O número de mortos pelo novo coronavírus aumenta na China à medida que a doença avança por todas as regiões do país. Nesta quinta-feira (30), foi confirmado o primeiro caso no Tibete, até então a única região na China livre da doença.
Até o momento, 170 já morreram no país pelo coronavírus, que já infectou 7.736 pessoas em todo o mundo, em pelo menos outros 15 países. Nenhum paciente contaminado fora da China morreu.
A maior parte dos novos casos e das mortes foi registrada na província de Hubei, cuja a capital é Wuhan. Só na cidade, a Comissão Nacional de Saúde detectou 356 novos casos e confirmou a morte de mais 25 vítimas da doença.

Rússia fecha a fronteira com a China
 por causa do coronavírus
Rússia anunciou nesta quinta-feira (30) que fechará os 4.250 km de fronteira com a China em uma tentativa de evitar a propagação do coronavírus, de acordo com a France Presse. Até o momento, 170 já morreram na China por causa do vírus. Mais de 7,7 mil pessoas foram infectadas em pelo menos outros 15 países.
"Uma ordem foi assinada hoje e entrou em vigor. Informaremos a todo o mundo as medidas adotadas para fechar a fronteira no Extremo Oriente", anunciou o primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, citado por agências russas.
A Mongólia foi o primeiro país a fechar as fronteiras terrestres com a China para conter a transmissão da doença. O tráfego aéreo e ferroviário com o território chinês permaneceu liberado.

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas 
e prêmio acumula para R$ 70 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.229 da Mega-Sena realizado na noite desta quarta-feira (29) em São Paulo (SP).
Veja as dezenas sorteadas: 06 - 11 - 29 - 40 - 41 - 58.
A quina teve 64 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 53.757,09. Já a quadra teve 4.315 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 1.139,03.