quinta-feira, 11 de julho de 2019






Reforma Tributária poderá ser aprovada ainda neste semestre
Líderes do Congresso sinalizam chance de aprovação da reforma Tributária ainda neste semestre. Em pesquisa realizada pelo Painel do Poder, os entrevistados foram convidados a dar uma nota de 1 a 5 para a possibilidade de votação da reforma, sendo que 1 seria a menor chance possível e 5 a probabilidade mais alta. A média das respostas foi de 3,6 e 57% dos líderes deram notas entre 4 e 5. A amostra foi feita com 100 parlamentares. Segundo o site Congresso em Foco, 72% dos líderes ouvidos são da Câmara contra 28% do Senado.

Rede aciona STF para barrar investigações contra Greenwald
A Rede Sustentabilidade acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para que a corte suspenda qualquer procedimento de investigação do jornalista Glenn Greenwald ou inquérito contra ele. O partido lembra que há pelo menos quatro inquéritos sigilosos na Polícia Federal (PF) sobre a suposta invasão de celulares de autoridades por hackers, além de um suposto procedimento do Coaf instaurado a pedido da PF. A ação pede cautelar para proteger a liberdade de expressão, de imprensa e, "quiçá", de locomoção de Greenwald.
Sobre o procedimento no Coaf, a Rede lembra que o Ministério da Economia e o Coaf responderam pedido de informações do TCU, mas "a resposta do ofício foi inconclusiva, o que ensejou pedido do Ministério Público de Contas junto ao TCU para uma inspeção in loco". Nesta quarta-feira (10), o subprocurador-geral Lucas Furtado oficiou o ministro Bruno Dantas pedindo providências, mas ainda não há decisão. O partido pede ainda que o tribunal solicite informações das autoridades responsáveis.

Gilmar será relator de ação a favor de Greenwald
A ação que a Rede Sustentabilidade protocolou nesta quinta-feira (11) no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar eventuais investigações e procedimentos contra o jornalista Glenn Greenwald foi sorteada para a relatoria do ministro Gilmar Mendes. Como o tribunal está em recesso, caberá ao presidente Dias Toffoli decidir se o caso é urgente a ponto de merecer uma decisão sua, ou se pode esperar uma decisão do relator quando o recesso terminar, em 1º de agosto.
No Tribunal de Contas da União (TCU), existe uma representação, sob análise do ministro Bruno Dantas, em que o subprocurador-geral Lucas Furtado pede inspeção no Coaf para apurar se existe procedimento aberto, a pedido da Polícia Federal (PF), para investigar Greenwald. O argumento de Furtado é que, se houver procedimento específico, haveria desvio de finalidade do órgão e, portanto, desperdício de recursos públicos, o que atrairia a competência do TCU.

Tabata é convidada por partidos após ameaça de expulsão
A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) recebeu ao menos dois convites de partidos caso a ameaça de expulsão feita pelo presidente do partido, Carlos Lupi, se confirme. Além do Cidadania, que já havia ‘deixado as portas abertas’, o PSL se pronunciou hoje. Pelo Twitter, o deputado Alexandre Frota, vice-líder do partido na Câmara, reforçou o convite. Tabata se insurgiu contra a orientação do partido e votou a favor da reforma na Câmara - dos 27 deputados do partido, 8 foram contrários à determinação. Outros deputados também foram ameaçados pelos partidos por irem contra a orientação, como PSB e PSDB.






Bebidas açucaradas aumentam 
risco de câncer, diz estudo


O consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes esucos de frutas artificialmente adoçados, está vinculado a um risco maior de desenvolvimento de certos tipos de câncer , advertiram cientistas em um estudo que será publicado nesta quinta-feira.

A ingestão deste tipo de bebida explodiu no mundo todo nas últimas décadas, e esses produtos altamente calóricos já tinham sido associados a um risco elevado de obesidade , que por si só já é reconhecida como um dos principais fatores de risco de desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Uma equipe de pesquisadores na França quis avaliar as associações entre o consumo de bebidas açucaradas e os riscos de câncer em geral, assim como alguns tipos específicos de tumores malignos, como de mama, próstata e intestino.

Eles pesquisaram mais de cem mil adultos, com idade média de 42 anos, sendo 79% mulheres.


Os participantes, que foram acompanhados por um período máximo de nove anos, preencheram pelo menos dois questionários sobre sua dieta em 24 horas, validados online, calculando seu consumo diário de açúcar e bebidas adoçadas artificialmente, assim como 100% de sucos de frutas.

Os cientistas mediram a ingestão diária de bebidas açucaradas em relação a bebidas diet e compararam os dados aos casos de câncer nos registros médicos dos participantes do estudo durante o período de acompanhamento.

Eles descobriram que uma ingestão de apenas 100 ml por dia de bebidas açucaradas estava associada a um aumento de 18% no risco de câncer e um aumento de 22% no risco de câncer de mama.

Tanto bebidas adoçadas quanto sucos de fruta tiveram associação de risco similar.


Durante o acompanhamento, os pesquisadores descobriram 2.193 casos de câncer diagnosticados, com idade média de diagnóstico aos 59 anos.

Os autores do estudo, publicado na revista médica BMJ, reforçaram que seu trabalho se baseou em observação e, portanto, não poderiam estabelecer a causa dos prognósticos de câncer.

Mas o tamanho da amostra foi grande e eles a ajustaram para um número de outros fatores de influência.

Segundo os autores, com base em suas descobertas, taxar as bebidas açucaradas poderia ter um impacto significativo nos índices de câncer.

"Este estudo amplo e bem desenhado se soma à evidência existente de que o consumo de bebidas açucaradas podem estar associadas com um aumento do risco de alguns cânceres", afirmou Graham Wheeler, estatístico sênior do Cancer Research UK, a respeito do estudo.

Fonte: O Globo






MEC pretende implantar no país 
108 escolas cívico-militares até 2023


O Ministério da Educação (MEC) pretende implementar 108 escolas cívico-militares até 2023. Essa é uma das ações previstas no Compromisso Nacional pela Educação Básica, documento apresentado hoje (11), em Brasília. Ele reúne ações que estão sendo planejadas para serem implementadas até o fim do atual governo.

Além das escolas militares, pretende-se dar celeridade à conclusão de mais de 4 mil creches até 2022; conectar 6,5 mil escolas rurais por meio de satélite em banda larga em todos os estados; e ofertar cursos de ensino a distância para melhorar a formação de professores, até 2020, entre outras ações.


O documento foi elaborado pelo MEC em conjunto com estados e municípios representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). As ações são voltadas para a educação básica, período que compreende desde o ensino infantil até o ensino médio.

O plano de ação, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, visa dar mais protagonismo aos estados e municípios, seguindo o mote defendido pelo governo de menos Brasília e mais Brasil. “As ideias já existiam, precisava transformar a energia potencial em energia cinética”, disse. Segundo ele, o Brasil tem boas iniciativas e recursos que podem ser direcionados para melhorar a educação do país.

A intenção, de acordo com o MEC, é tornar o Brasil referência em educação na América Latina até 2030. “Nós, como brasileiros, em essência, somos tão bons quanto qualquer país no mundo”, disse o ministro.  

Escolas cívico-militares


Um dos destaques do Compromisso Nacional pela Educação Básica é a implementação de escolas cívico-militares, pauta defendida desde a campanha do presidente Jair Bolsonaro.

Neste ano, o MEC passou a contar inclusive com uma Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares. A intenção é, de acordo com o plano apresentado nesta quinta-feira, implementar o modelo em 27 escolas, por ano, uma por unidade da federação. A medida, segundo o MEC, deve atender a 108 mil alunos.

Além das 27 novas escolas por ano, o MEC pretende fortalecer 28 escolas cívico-militares por ano, em conjunto com os demais entes federados, totalizando 112 escolas até 2023, atendendo a aproximadamente 112 mil estudantes.


As escolas cívico-militares são instituições não militarizadas, mas com uma equipe de militares da reserva no papel de tutores. A meta é aumentar a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo o MEC, enquanto a média do Ideb em colégios militares é 6,99, nos civis é 4,94.

“Os pressupostos é que [a instalação das escolasse dê em locais carentes, como foi o ensino médio em tempo integral. Se não se coloca em locais que sejam carentes, estará aumentando ainda mais a diferença de conhecimento dessa população”, afirmou o secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Carlos Endo Macedo.  Ao todo, o governo pretende investir R$ 40 milhões por ano.

Agência Brasil

Revista Press lança rádio na internet

A Athos Editora está lançando mais um canal de comunicação com seus diferentes públicos: a RÁDIO PRESS, com veiculação via internet, através de redes sociais (Facebook e Youtube) e serviços de podcast como o Spotify.

O primeiro programa irá ao ar as segundas e quintas-feiras, das 16h às 17h, será apresentado pelo jornalista Julio Ribeiro e se chamará VALVULADOS. A ideia, segundo o diretor Geral da Athos Editora, é reunir convidados com mais de 40 anos, que tenham acompanhado a evolução do mundo analógico para o digital. “Vamos falar de política, economia, futebol, comportamento e contar muitas histórias, contextualizando o noticiário diário do Brasil e do mundo, com muita informação e bom-humor”, salienta Julio Ribeiro.

A primeira edição do VALVULADOS será veiculada nesta próxima segunda-feira, dia 15, e terá como participantes convidados o jornalista e especialista em mídias sociais Marco Poli e o doutor em Sociologia Marcelo Rubim.

Para agosto, está prevista a estreia de um programa sobre propaganda, comandado pela jornalista e colunista da revista Advertising, Ana Paula Jung. Já a jornalista Alessandra Bergmann irá apresentar um programa destinado às mulheres do agronegócio. Um programa semanal de entrevistas, comandado por Julio Ribeiro, também deverá ter sua estreia no próximo mês.

“A nossa ideia é ir fazendo as coisas devagar, aprendendo com essa nova mídia, mas sempre tentando produzir conteúdo diferenciado, relevante e interessante” ressalta Julio Ribeiro.

A Rádio Press poderá ser acessada pelos canais da revista Press no Facebook e no Youtube, pelo portal www.revistapress.com.br e no Sportify.









Safra recorde de grãos deve chegar 
240,7 milhões de toneladas

Previsão de crescimento na produção é de 5,7%

A Companha Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (11) os números do 10º Levantamento da Safra de Grãos 2018/2019. De acordo com a companhia, o Brasil deve registrar novo recorde da série história com uma produção de cerca de 240,7 milhões de toneladas. A previsão de crescimento é de 5,7%, o que representa 13 milhões de toneladas acima da safra 2017/18. A área plantada está prevista em 62,9 milhões de hectares, um aumento de 1,9% em relação à safra anterior.

O levantamento mostra que o milho segunda safra deve ser um dos maiores destaques do período, com previsão de produção recorde de 72,4 milhões de toneladas, crescimento de 34,2%. Já o milho primeira safra deve ficar em 26,2 milhões de t, queda de 2,5%. A produção de algodão deve aumentar cerca de 32,9%, o que equivale a 6,7 milhões de algodão em caroço ou 2,7 milhões de algodão em pluma. Para a soja, a previsão é de redução de 3,6% na produção, atingindo 115 milhões de toneladas. As regiões Centro-Oeste e Sul representam mais de 78% dessa produção.

Os produtos com maiores aumentos de área plantada foram o milho segunda safra (819,2 mil ha), soja (717,4 mil ha) e algodão (425,5 mil ha). A soja apresentou um crescimento de 2% na área de plantio, chegando a 35,9 milhões de ha.

Produções no inverno

A Conab estima uma produção de trigo de 5,5 milhões de toneladas em uma área estimada em 1,99 milhão de ha, 2,4% menor que a área plantada em 2018. As demais culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada e triticale) apresentam um leve aumento na área cultivada, passando de 546,5 mil ha para 552,2 mil ha. As condições climáticas vêm favorecendo as lavouras.

Agência Brasil






Moro envia Força Nacional ao Pará

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para combater o desmatamento ilegal da floresta amazônica na região de São Félix do Xingu, no Pará.

As tropas permanecerão no estado até 30 de julho, mas a atuação poderá ser prorrogada. A concessão ocorreu após solicitação do ministro de Estado do Meio Ambiente"






A esquerda que não enrubesce

Com mais de uma década de atraso, a ONU enfim reconhece o que está à vista de todos, todos os dias: a catástrofe humanitária na Venezuela não é resultado de crise econômica, de conspiradores americanos, de traidores da pátria, do preço do petróleo, do Opus Dei, mas sim do meticuloso planejamento chavista. Era para dar naquilo mesmo, porque todo fracasso político tem história. No caso do socialismo, quando dá certo, vira a Venezuela ou coisa pior.

Frise-se que o relatório não vem da oposição, da imprensa golpista ou de agências dos EUA, mas do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU, presidido por Michelle Bachelet. Mesmo quem não é dado a conspirações (eu, por exemplo) sabe que os órgãos internacionais costumam ser bastante, digamos, condescendentes ante certas aventuras autoritárias em periféricos rincões.

Os números assombram: “as mortes atribuídas a pessoas que resistiram à prisão totalizaram 5.287 em 2018 e 1.569 até 19 de maio deste ano, segundo dados do governo – mas 7.523 em 2018 e 2.124 até maio, segundo ONG local”.

Reparem que, “segundo dados do governo”, foram quase sete mil pessoas mortas em dois anos. Isso é o que Maduro julga razoável apresentar às visitas, como demonstração de que eles matam, sim, mas com responsabilidade. Aos assassinatos resta somar as prisões, a tortura, os desaparecimentos, a bancarrota econômica e a destruição do sistema político e, voilà!, temos uma obra digna da memória de Fidel Castro e Ernesto Che Guevara.

Aqui no Brasil, entre o silêncio eloquente e a adversativa canalha, há quem insista em pecar por meio de atos, palavras e omissões. Dias atrás, comentei no Quinta Categoria, o inacreditável Fernando Haddad tergiversou, enrolou, fez que não viu, olhou prum lado e tocou pro outro, coçou o nariz, persignou-se três vezes, mas não foi capaz de responder à singela pergunta de Marcelo Tas com a única resposta moralmente possível: sim, a Venezuela é uma ditadura, sem “mas” nem “contudo” ou “veja bem” que suavizem a prosa.

O soldado raso do petismo não enrubesceu ao atribuir à oposição parte da responsabilidade pelos crimes do regime. Vocês sabem, eles são fogo na roupa. Os meninos não têm juízo e se jogam debaixo dos tanques do governo, ninguém reparou?  O apresentador deu ao entrevistado a chance de se redimir, soprou a resposta certa ao aluno relapso, mas não teve jeito: zero pra ele.

É de uma desfaçatez paralisante: tratar a resistência legítima e desesperada ao ditador como causa mortis. Por muito menos, em números absolutos e relativos, a esquerda se apropria da história recente brasileira e a manipula como quer. Houve aqui, sim, uma ditadura militar; que matou, torturou, sequestrou e suspendeu direitos políticos e liberdades civis. Por que o critério aplicado no Brasil não vale para a Venezuela, nunca valeu para Cuba, China ou Rússia? Mistérios.

Pois agora, e de uma vez por todas, o relatório divulgado pela ONU – e, a seu modo, confirmado por Nicolás Maduro, com alguns pequenos reparos aritméticos – serve de bofetada àqueles que, como Haddad, nunca tiveram coragem para se desprender das versões mais retrógradas e ditatoriais da esquerda. Ou, pensando bem, não foi de coragem a falta, mas de vontade decência.

Afinal de contas, tantas vezes Gleisi Hoffmann, de corpo presente, e o PT, enquanto instituição, reforçaram seu apoio ao chavismo e chancelaram suas práticas. Há anos, há meses, há dias. Tudo em nome de quê? Em nome de uma sorte qualquer de oposição aos fantasmas do capitalismo, dos “estadunidenses”, da classe média, do PSDB, do eleitor do Jair Bolsonaro.

Falando nele, é inevitável reconhecer que sua vitória, mais do que produto de suas discutíveis virtudes, é efeito colateral da compreensível repulsa aos defeitos, alianças e crimes do PT e de partidos satélites, no Brasil e arredores. Discordo da escolha, defendo a tese de que havia outras opções, mas democracia é isso aí. Tenho amigos (de esquerda) bastante decentes que ainda não entenderam o resultado eleitoral. Perguntam-se: “Onde foi que nós erramos?” Respondo: “Continuem apostando em trogloditas de esquerda e terão como adversários trogloditas de direita”. Esse é o jogo.

Muitas foram as explicações de quem votou no Capitão, mas pelo menos uma delas é genuína e comum a todos os eleitores: o atraso representado tão bem pela esquerda bolivariana, que tem sua versão Herbert Richers em Lula et caterva, foi o maior cabo eleitoral do então candidato do PSL. Os extremos se merecem e se atraem.

Gustavo Nogy
Gazeta do Povo






Mudanças na aposentadoria
A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, em primeiro turno, por 379 votos a 131, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência, que altera as regras de aposentadoria.
Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam analisar emendas e destaques apresentados pelos partidos para tentar alterar pontos específicos da proposta.
Um destaque que pretendia mudar as regras para professores já foi rejeitado ontem.
A Câmara tem três sessões extraordinárias hoje para concluir a análise. A primeira sessão está marcada para as 9h. Há outras duas, às 13h e às 19h. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, quer, no entanto, reunir os líderes para organizar a votação dos destaques.

Rebeldes entregaram 19 votos a favor da reforma
Como já era esperado, a maioria dos "rebeldes" são do PSB, que entregou 11 votos pela reforma. Contrariamente à posição do partido, votaram a favor do texto Átila Lira (PI), Emidinho Madeira (MG), Felipe Carreras (PE), Felipe Rigoni (ES), Jefferson Campos (SP), Liziane Bayer (RS), Luiz Flavio Gomes (SP), Rodrigo Agostinho (SP), Rodrigo Coelho (SC), Rosana Valle (SP) e Ted Conti (ES).
Já o PDT, que chegou a ameaçar os "traidores" de expulsão do partido, entregou oito votos pela aprovação da reforma: Alex Santana (BA), Flavio Nogueira (PI), Gil Cutrim (MA), Jesus Sérgio (AC), Marlon Santos (RS), Silvia Cristina (RO), Subtenente Gonzaga (MG) e Tabata Amaral (SP).

"Não foi um voto vendido"
Ameaçada de expulsão do PDT por votar a favor da reforma da Previdência, a deputada Tabata Amaral (SP) disse que não vendeu seu voto e que o "sim" às mudanças nas regras de aposentadoria não significam um "sim" ao governo Jair Bolsonaro, tampouco um "não" à orientação do partido.
O PDT fechou questão contra a reforma, mas oito deputados declararam voto a favor. Cotada para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PDT, Tabata disse não ter preocupação com a eleição municipal de 2020.

Segurados do INSS
Os segurados do INSS que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético precisam comprovar que estão vivos para continuar a ter os valores pagos. Esse procedimento, que passou a valer em 2012, deve ser feito a cada 12 meses. O objetivo é evitar pagamentos indevidos e fraudes.

Moradia x Inflação
Os preços relacionados à habitação subiram mais que o dobro da inflação oficial desde a implantação do Plano Real, há 25 anos. É o que apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela apuração do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que mede a inflação oficial do país.

Armando a polícia
Após decretos do presidente Jair Bolsonaro autorizarem órgãos de segurança pública a importar armas e munições, mercado até então restrito ao monopólio da indústria nacional, a Polícia Militar de São Paulo começou processo para adquirir fuzis e cartuchos do exterior.
A expectativa do governo é pagar até 50% menos pelos projéteis usados em relação ao que gasta atualmente pelos adquiridos no Brasil.
Fabricantes de EUA, Suíça e até China participam do processo. O governo paulista paga R$ 5 por cartucho nacional que é vendido por R$ 1,90 em Miami.

Mega-Sena
O concurso 2.168 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 7,5 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) em São Paulo (SP). Excepcionalmente, são realizados três concursos nesta semana, como parte da "Mega Semana de Férias".

Missão cumprida
A sonda espacial japonesa Hayabusa2 fez hoje seu segundo pouso em um asteroide localizado a 244 milhões de quilômetros da Terra para coletar amostras subterrâneas que fornecem informações sobre a origem do sistema solar. Foi uma das missões mais importantes do veículo espacial, que está programado para retornar à Terra no próximo ano com as amostras coletadas no asteroide Ryugu.

Futebol
Copa do Brasil - Quartas de final
20 horas: Cruzeiro x Atlético-MG