segunda-feira, 25 de janeiro de 2021



China confirma envio imediato de insumos para produção da Coronavac no Brasil

Brasil vai produzir a vacina Coronavac

O presidente Jair Bolsonaro confirmou na tarde desta segunda-feira (25), pelas redes sociais, que a exportação de 5.400 litros de insumos para a fabricação da vacina Coronavac no Brasil foi aprovada pelo governo chinês, segundo a Embaixada da China. De acordo com publicação de Bolsonaro, "os insumos já estão em área aeroportuária para pronto envio ao Brasil e devem chegar nos próximos dias." O presidente também informou que o envio de insumos para a produção da vacina Astra-Zeneca ao País, está com liberação acelerada. “Agradeço a sensibilidade do Governo chinês, bem como o empenho dos Ministros Ernesto Araújo, Eduardo Pazuello e Tereza Cristina.”, publicou Bolsonaro.

 China está junto com Brasil, diz embaixada

Poucos minutos depois, o Twitter oficial do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, respondeu a publicação de Bolsonaro, afirmando que o País está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance. "A União e a solidariedade são os caminhos corretos para vencer a pandemia.", publicou a embaixada.

Fonte Gazeta do Povo





Brasil está prestes a desenvolver uma vacina contra a Covid-19 


Alexandre Garcia

Eu já comentei que o Brasil deveria fabricar uma vacina contra a Covid-19 para que não dependamos da importação de insumos ou do medicamento completo de outros países. Agora eu descubro que nós estamos prestes a fazer isso.

O governo está financiando 11 projetos, a maioria está sendo desenvolvida em universidades federais. A maior parte é apoiada diretamente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Finep e pelo CNPq. 

São 16 possíveis candidatas a vacina usando técnicas distintas. Entre elas, algumas usam tecnologia genética, outras o adenovírus, uma tem como base a vacina da febre amarela. Todas estão em progresso. 

Com uma vacina brasileira nós conseguimos ter controle de toda fabricação e distribuição, além disso, caso haja mais alguma cepa da Covid-19 é possível fabricar em menos tempo um imunizante contra essa variação. 

Tratamento de Covid-19

As redes públicas de 35 municípios gaúchos estão distribuindo o tratamento com cloroquina, ivermectina e medicamentos afins para a população com o intuito de combater a Covid-19. A capital Porto Alegre está inclusa. 

Será que os médicos estão perguntando na anamnese se o paciente fez o uso do da cloroquina e da ivermectina? Porque a ciência é observação, assim é possível descobrir qual medicamento funciona como tratamento. 

Eleições em Portugal

As eleições de Portugal aconteceram no domingo (24), apesar da segunda onda de coronavírus estar forte na região. O presidente de centro-direita, Marcelo Rebelo de Souza, foi reeleito. 

Eu registro isso, porque não acredito que a eleição dos Estados Unidos seja mais importante do que a de Portugal, já que foram eles que colonizaram o Brasil. Mas a repercussão não é a mesma. Eu acho que o que é publicado, está cada vez mais distante da opinião pública.