domingo, 10 de janeiro de 2021


BOM DIA

Um domingo “arcaide!

Machado Filho

A dona Ondina foi uma empregada que a minha mãe teve por muito tempo na nossa casa. Era Limpava a casa, cozinhava, de vez em quando, lavava roupa e era uma espécie de “secretária do lar” diferenciada. Gostava de um aperitivo e seguidamente arranjava um namorado, mesmo sendo uma mulher que não se podia chamar de bonita. Muito pelo contrário.

Pois a dona Ondina, que chamava minha mãe de patroa e a mim e meu irmão mais moço, o Dilair, de "alipios", nome de um personagem de novela que não era muito chegado ao trabalho, mas que vivia sempre bem vestido, trabalhou durante muitos anos na nossa casa. 

Lembrei dela ao acordar hoje e ver que o tempo em Tramandaí Sul está bem nublado. Acho que teremos um domingo com  grandes possibilidades de chuva.

A dona Ondina, sempre que minha mãe acordava, dava uma espécie de previsão do tempo, especificando, a seu modo, se o dia estava nublado ou se teria sol. Pois sempre que o dia estava mais nublado, dona Ondina dizia para minha mãe: “Patroa, o dia está bem arcaide”

Além disso, dona Ondina tinha uma característica exclusivamente sua. Todos os  anos, no dia de seu aniversário, a gente perguntava quantos anos ela estava fazendo, e ela sempre respondia que estava comemorando 40 anos. Durante muito tempo ela não saiu dos 40.

E o lixão da Rua Acre segue ficando cada vez maior. Ontem (09) eu vi passando pela minha casa, três carroceiros com seus veículos tapados de galhos de árvore. Despejaram tudo no lixão. E a Prefeitura nem dá bola!

Tenham todos um bom domingo, mesmo que ele seja “arcaide!