domingo, 3 de janeiro de 2021




Melo deve flexibilizar normas de distanciamento social

 Prefeito Sebastião Melo (MDB)

Depois de quatro horas de reunião do novo secretariado, o prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou que lançara segunda feira (04) n ovas normas sobre o distanciamento social, revogando todas as medidas que são mais restritivas que as do governo estadual. 

O STF definiu que prefeitos podem ser mais rigorosos que governadores, o que levou Melo a equiparar normas do governo do Estado nos itens em que isso for possivel. 

— Tudo o que tiver de mais restritivo no decreto municipal, vou aderir às condições do Estado. Por exemplo: aqui em Porto Alegre, as igrejas, pelo atual decreto, tem 90 minutos para fazer um culto. No Estado, não tem tempo limite. Vamos por aí — disse Melo, detalhando uma das modificações que irá fazer. 

Renato Ramalho, Secretário Extraordinário de Enfrentamento do Coronavirus,, afirmou que o projeto tem por objetivo “harmonizar as regras do município como o Estado, para evitar surpresas, inseguranças jurídicas com maior previsibilidade”. 

O secretário Extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus de Porto Alegre, Renato Ramalho, diz que o objetivo é “harmonizar” as regras do município com as do Estado para “evitar surpresas, inseguranças jurídicas e trazer maior previsibilidade”. 

— Na prática, vai significar flexibilizações leves em algumas atividades. Não é algo substancial. É uma harmonização que vai facilitar a aplicação do regramento pelo setor econômico. Hoje, eles se submetem a duas normativas diferentes — avalia Ramalho. 

O secretário anunciou outros exemplos de atividades que terão menos restrições, além dos cultos citados por Melo. O Mercado Público, atualmente, pode funcionar com 25% de ocupação pela regra municipal. Essa limitação será retirada porque, pelo decreto estadual, a única marca a ser observada é o emprego de 50% da força de trabalho, sem referência a ocupação máxima do mercado.  

Os bancos e lotéricas não terão mais de observar a norma de atendimento de um cliente para um funcionário e as lojas de conveniência deixarão de ter restrição de dia e horário para funcionamento.

Ramalho diz que, apesar das liberações para alguns setores, as aglomerações seguirão vedadas.

 

  

 

BOM DIA

Mas que calor!!!!!


Machado Filho

O sol forte me tirou da cama mais cedo. Quando abri a porta da casa, senti que o dia não estava para brincadeiras. É muito calor, e a praia já começa a receber seus primeiros banhistas. Gente que vai aproveitar, pelo menos, a manhã do domingo e, mais tarde, o congestionamento da estrada.

Mesmo com o preço da gasolina atingindo valores muito altos, a crise só afeta o Brasil. Para o brasileiro não existe crise.  Quem duvida, que dê uma olhada para o número de carros estacionados junto ao calçadão de Tramandaí Sul e na Praça das Corujas, que fica a meia quadra da minha casa. Carro é o que não falta, e haja gasolina.

Não se pode falar ao contrário do preço da carne. Tudo pela hora da morte, mas o churrasquinho do sábado ou do domingo é sagrado. Tudo regado a muita cerveja.  Que crise que nada! Vamos curtir o sol, a praia. Na areia não existe problema, afinal eles só começam mesmo é quando o pessoal vai trabalhar na segunda feira.

O nosso já famoso lixão

Ninguém, muito menos a Prefeitura, dá bola para o grande lixão da Rua Acre, em Tramandaí Sul,  Os carroceiros despejam toda a sorte de coisas velhas e inservíveis. Para quem procura e se contenta, temos colchões, armários, sofás, fogão, material para construção, aterro e, principalmente, galhos podados de alguma árvore perto daqui. É sujeira para ninguém botar defeito. E a administração pública não está nem aí.

Dia desses falei com um carroceiro que me garantiu que a própria prefeitura manda jogar o lixo aí, pois fica mais perto que o o lixão oficial.

A partir de hoje, dia 3 de janeiro de 2021, vou publicar, todos os dias a foto de parte do lixão, já que não dá para pegar tudo numa foto só. Quem sabe, um dia, a Prefeitura resolva tomar uma providência.

Um bom domingo a todos!