quinta-feira, 15 de outubro de 2020



Por 9 votos a 1, STF decide manter decisão de Fux que determinou prisão de André do Rap

Marco Aurélio, Fux e André Rap 

Chefe de facção que age dentro e fora de presídios, André do Rap foi solto pelo ministro Marco Aurélio Mello, cuja decisão foi cassada por Luiz Fux.

Por nove votos a um, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (15) pela manutenção da ordem de prisão do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap. 

O entendimento mantém decisão do presidente da Corte, Luiz Fux. No sábado (10), Fux derrubou liminar (decisão provisória) do colega Marco Aurélio Mello, que havia concedido a soltura do criminoso.

O julgamento começou na quarta (14) e terminou nesta quinta (15). A maioria dos ministros seguiu o voto do presidente do STF, relator do caso, para quem o traficante “debochou da Justiça”.

Fonte: G1


 



52% dos entrevistados aprovam governo de Jair Bolsonaro, diz pesquisa

Presidente Jair Bolsonaro

Um levantamento divulgado na quarta-feira (14) mostra que 52% dos entrevistados aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro. Por outro lado, 41% desaprovam e 7%, não souberam responder. A taxa de aprovação chega a 64% entre moradores da região Norte. Já o índice de reprovação é maior entre os jovens de 16 a 24 anos. Os dados divulgados pelo Poder Data foram coletados entre os dias 12 e 14 de outubro. Foram ouvidas 2.500 pessoas em 503 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais e para menos.

Senador flagrado com dinheiro na cueca deve deixar vice-liderança do governo

Senador Chico Rodrigues

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro na cueca durante operação da Polícia Federal, deve ser afastado da função de vice-líder do governo do presidente Jair Bolsonaro no Senado. O parlamentar foi alvo da Operação Desvid-19 que investiga desvios de R$ 20 milhões de emendas parlamentares destinados ao combate da pandemia em Roraima.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), deve conversar com Rodrigues para que ele deixe o cargo voluntariamente - se isso não ocorrer, o vice-líder deve ser destituído. O presidente Jair Bolsonaro teria demonstrado irritação a interlocutores com o caso. 

41% avaliam atuação do Congresso como ruim ou péssima, diz pesquisa

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15) mostra que a avaliação do Congresso é ruim ou péssima para 41% dos entrevistados. Por outro lado, 42% avaliam o desempenho como regular e 11%, ótimo ou bom. De setembro para outubro houve queda de dois pontos percentuais entre os que consideram regular, de 44% para 42%, e de 13% para 11% entre aqueles que aprovam o Congresso. De um mês para o outro o índice oscilou em dois pontos percentuais entre os que desaprovam. A pesquisa da XP Investimentos foi feita em parceria com o Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe). Foram ouvidas 1.000 pessoas em todo o país, por telefone, entre 8 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.