quinta-feira, 8 de outubro de 2020

 


                    14ª RODADA

7 e 8 de outubro

Quarta – 7

19 horas

Corinthians 1 X 1 Santos – Néo Química

19h15

Grêmio 2 X 1 Coritiba – Arena Grêmio

Flamengo 3 X 0 Sport – Maracanã

Bahia 3 X 0 Vasco – Pituaçu

20h30

São Paulo 3 X 0 Atlético GO – Morumbi

Goiás 2 X 4 Fluminense – Serrinha

21h30

Botafogo 2 X 1 Palmeiras – Engenhão

Fortaleza 2 X 1 Atlético MG – Castelão

Quinta – 8

19 horas

Athlético PR 0 X 0 Ceará – Arena Baixada

21 horas

Bragantino 0 X 2 Internacional – Nabí Chedid


CLASSIFICAÇÃO



 



Governo apresenta edital para estudos da concessão de 17 aeroportos


Aeroporto Afonso Pena - São José dos Pinhais

O Ministério da Infraestrutura lançou nesta quinta-feira (8) o edital de chamamento público para apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos que subsidiem a modelagem da concessão de 17 aeroportos. Essa é a primeira fase para a concessão pela 7ª rodada de leilões do setor, prevista para ocorrer em 2022. Entre os aeroportos objetos do edital estão o Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP) e Campo de Marte (SP). O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, usou o Twitter nesta manhã para comemorar o lançamento do edital. "Boa notícia. Lançado hoje no Diário Oficial 1º passo para concessão de +17 aeroportos pela 7ª rodada de leilões do setor em 2022. Incluindo Santos Dumont/RJ e Congonhas/SP. Antes, no 1º trimestre de 2021, outros 22 aeroportos serão leiloados. Blocos com Curitiba, Goiânia e Manaus", postou o ministro.


 



Quem não teve voto nas urnas acha que pode judicializar tudo

Alexandre Garcia 

Como a gente sabe, partidos que têm pouco votos nas urnas — e, portanto, pouca representatividade no Congresso Nacional — estão recorrendo ao STF como caminho para incomodar o governo Bolsonaro. 

Nesta quarta-feira (7), foi a vez do PDT. O partido pediu à Corte que Bolsonaro dê explicações sobre o discurso que fez na ONU acerca do Pantanal e da Amazônia, sobre a ação de ONGs nas florestas. Bom, a peça caiu nas mãos de Dias Toffoli, que negou o pedido. 

Não sei se foi resultado das conversas do presidente Jair Bolsonaro com os ministros da Corte, mas o fato é que está dando certo esse diálogo. Imagina se a ministra Cármen Lúcia tivesse seguido o mesmo caminho quando pediu que o Ministério da Defesa explicasse o que as Forças Armadas fazem na Amazônia... 

Jorge Oliveira no TCU

Também nesta quarta, Bolsonaro indicou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para o Tribunal de Contas da União. Os dois trabalharam juntos na Câmara quando Bolsonaro era deputado. O ministro também já trabalhou com Eduardo Bolsonaro.

O atual presidente do TCU, José Múcio, avisou que vai se aposentar três anos antes da idade máxima. Por isso, foi necessário que o presidente Bolsonaro indicasse alguém para o órgão legislativo. 

Pizza sai mais barato

Tem muita gente brava com o fato de Bolsonaro estar interagindo com chefes de outros poderes em torno de uma mesa. Mas fiquem tranquilos. O presidente só está “negociando” rodeado de pizzas, jantares e cafés da manhã. 

Em outros tempos, tinha presidente que negociava em torno de malas de dinheiro, contratos fraudulentos de empreiteiras e estatais, ou de entreguismo de ministérios. Pois bem, sai mais barato pagar uma pizza. 

Desembargador repreende juiz

A nomeação de um subtenente para coordenador regional da Funai no Xingu havia sido cancelada por um juiz de primeira instância. Ao julgar recurso do governo, um desembargador repreendeu o magistrado dizendo o seguinte: “o juiz interferiu no exercício regular da competência administrativa de natureza discricionária atinente à direção superior da administração pública federal”. 

Ele continuou: “interferindo também, por consequência, na própria organização administrativa estrutural da Funai”. É isso, a Justiça não deve se meter nisso, é da competência do presidente da República escolher. Ele foi eleito para isso. É algo mais do que natural, é óbvio. 

Recado às redes de TV

A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro intimou o prefeito e candidato à reeleição Marcelo Crivella e a Rede Record por suposta propaganda subliminar durante a programação da televisão. 

Disse a juíza Luciana Mocco Lima: “as emissoras de TV devem se manter isentas durante todo o pleito eleitoral, já que são prestadoras de serviços público em regime de concessão ou permissão”. O recado foi generalizado.

 

 




PF cumpre mandados na sede do governo do Amazonas

PF durante Operação Sangria

A sede do governo do Amazonas é alvo da Operação Sangria realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quinta-feira (8). São cumpridos mandados de prisão temporária contra cinco pessoas, além de buscas e apreensões contra seis investigados. Entre os alvos está o vice-governador, Carlos Alberto (PTB), e um homem de confiança do governador Wilson Lima (PSC). As medidas foram autorizadas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A segunda fase da operação investiga a atuação de uma organização criminosa no governo com o objetivo de desviar recursos públicos para o combate à pandemia de Covid-19. Os investigados são suspeitos de peculato, lavagem de dinheiro e dispensa de licitação.

Fonte: Gazeta do Povo