quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 




Covid-19: Brasil tem 139 mil mortes

4,65 milhões de casos acumulados

Do total de infectados, 86,4% se recuperaram da doença 

O número de pessoas que se infectaram com o novo coronavírus desde o início da pandemia subiu para 4.657.702. Nas últimas 24 horas, foram registrados 32.817 novos diagnósticos positivos para covid-19. Até ontem, a soma estava em 4.624.885

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite desta quinta-feira (24), na atualização diária publicada pela pasta.

Ainda conforme o boletim, o número acumulado de mortes em razão da pandemia chegou a 139.808. Entre ontem (23) e hoje (24), os novos óbitos registrados pelas secretarias estaduais de saúde totalizaram 831, mantendo a média abaixo dos 1.000 diários das últimas semanas. Ontem o sistema do Ministério da Saúde contabilizava 138.977 vidas perdidas desde o início da pandemia.

As autoridades de saúde ainda investigam se 2.422 falecimentos ocorreram em decorrência da covid-19.Ainda de acordo com a atualização, 494.105 pacientes estão em acompanhamento. O número de recuperados da covid-19 chega a 4.023.789. Isso representa 86,4% do total de infectados pelo novo coronavírus. 

Fonte: Agência Brasil




Governo Bolsonaro tem aprovação de 40%


Presidente Jair Bolsonaro 

Levantamento encomendado pela CNI foi feito de 17 a 20 de setembro e ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios. Na pesquisa anterior, aprovação era de 29% 

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro: 

Ótimo/bom: 40%;

Regular: 29%;

Ruim/péssimo: 29%;

Não sabe/não respondeu: 2% 

A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o levantamento foi feito entre os dias 17 e 20 de setembro e ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios. 

Ainda segundo a pesquisa, 46% dizem confiar em Jair Bolsonaro; outros 51% afirmam não confiar; 3% não souberam ou não quiseram responder. 

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança, de 95%. 

A última pesquisa divulgada pelo Ibope e também encomendada pela CNI sobre a aprovação do presidente foi feita em dezembro de 2019. 

Os números levantados na época foram: Ótimo/bom: 29%; Regular: 31%; Ruim/péssimo: 38%; Não sabe/não respondeu: 3%.

Fonte: G1 






Crivella é declarado inelegível 

pelo TRE do Rio de Janeiro

 Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro aprovou nesta quinta-feira (24) em decisão unânime, por 7 votos a 0, a inelegibilidade do prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos) até 2026. A informação é do portal O Antagonista. A Corte já havia formado maioria na segunda-feira (21). Candidato à reeleição, o prefeito irá recorrer da decisão ao TSE. Se o tribunal superior acatar o recurso, Crivella poderá seguir na disputa. Enquanto isso, adversários podem impugnar sua candidatura - que já está registrada - com base no entendimento do TRE. A Corte afirma que ele já está inapto para a disputa deste ano, enquanto a defesa acredita que é possível concorrer enquanto recorre. Crivella foi acusado de abuso do poder político em 2018 por ter participado de um comício do filho dele, Marcelo Hodge, então candidato a deputado federal. O evento pediu votos a funcionários da Comlurb, a companhia de limpeza urbana da cidade, durante o horário de expediente. Hodge não se elegeu. 

Lava Jato denuncia donos 

da Avianca por 

esquema na Transpetro

A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF) do Paraná ofereceu denúncia à Justiça contra os irmãos Germán e José Efromovich, donos da empresa de aviação Avianca e do Estaleiro Mauá. Germán é acusado de corrupção e de lavagem de dinheiro e José de lavagem em contratos do estaleiro com a Transpetro, subsidiária da Petrobras. Segundo a Lava Jato, os contratos de construção de navios teriam causado prejuízo de R$ 650 milhões à Transpetro, entre 2008 e 2014. José Sérgio de Oliveira Machado, ex-presidente da Transpetro, também foi denunciado à Justiça pelos crimes de corrupção e lavagem. 

Reeleição de Alcolumbre é 

inconstitucional,

diz consultoria do Senado

Senador Davi Alcolumbre

Uma análise da Consultoria Legislativa do Senado afirma que a reeleição do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é inconstitucional. De acordo com a nota, assinada pelo consultor Arlindo Fernandes de Oliveira, é "inequívoco" que a reeleição é proibida dentro da mesma legislatura, ou seja, sem uma nova eleição para renovação dos mandatos no Legislativo federal. O documento não é uma opinião oficial do Senado, mas serve como subsídio para o posicionamento dos parlamentares sobre o tema. O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará uma ação que questiona a possibilidade de reeleição. 

 



 

Cristofobia é um problema sério no mundo. Ponto para Bolsonaro

Alexandre Garcia 

O Senado voltou aos trabalhos presenciais, o que é ótimo, porque já lamentei aqui que a sessão a distância praticamente elimina o debate. Nessa primeira reunião, a Casa aprovou, por voto secreto, a indicação de Nestor Forster para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos. 

A indicação foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo. A recomendação foi vitoriosa por uma larga margem. Dos 51 senadores presentes, 47 o aprovaram, três foram contra e houve uma abstenção. 

Outras vitórias do governo federal no Senado foram a aprovação das mudanças no Código de Trânsito, a indicação de três ministros para o Superior Tribunal Militar e a criação do Ministério das Comunicações.  

Cármen com coronavírus

A ministra Cármen Lúcia também testou positivo para Covid-19. Tomara que ela se cuide com o tratamento precoce. Ela contraiu a doença durante a posse de Luiz Fux na presidência do STF, no início de setembro. 

Diversas outras autoridades que estavam na posse também contraíram o vírus. Foi o ataque do coronavírus no STF. É tanta gente criticando o Supremo que parece que a doença se “sentiu obrigada” a infectar os ministros. Tomara que nada aconteça com eles. 

Cristofobia existe sim

Parece que os jornalistas não ouviram ou não leram o discurso do presidente na abertura da Assembleia Geral da ONU. Eu percebi isso em diversos canais de comunicação, como rádio, jornal e televisão. 

Em determinado momento, Bolsonaro disse: “faço um apelo a toda comunidade internacional pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia”. Levando como base essa frase, a imprensa falou que não existe cristofobia no Brasil. 

Mas o presidente não falava no Brasil e sim na comunidade internacional, em locais onde há intolerância religiosa. São 260 milhões de cristãos que sofrem perseguição muito séria mundo afora. Como em países africanos, no Oriente Médio, na Índia, na China, na Coreia do Norte e até no Chile. 

Se a gente for falar no Brasil, há ataques a cultos de religiões de matriz africana, há ataques contra cristãos em manifestações de rua, com pessoas nuas que usam o crucifixo e a imagem de Nossa Senhora, e há ainda preconceito de muita gente da mídia contra os evangélicos por razões políticas e ideológicas.


 



Alerj aprova impeachment de Witzel 

e abre processo por crime de

responsabilidade

Assembleia do Rio aprova impeachment de Witzel 

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23), por unanimidade, a admissibilidade do processo impeachment de Wilson Witzel (PSC) por crime de responsabilidade. O governador, que já está afastado por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é suspeito de corrupção na área da saúde. Foram 69 votos a favor da continuidade do processo e nenhum contra. Na tribuna, os discursos dos deputados foram duros contra o governador. 

Com a aprovação do impeachment na Alerj, o caso agora deve ser analisado por um tribunal misto, formado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O tribunal tem 120 dias para concluir se houve crime de responsabilidade e recomendar a cassação do mandato de Witzel.

Fonte: Gazeta do Povo