terça-feira, 22 de setembro de 2020

 



Venezuela trata o Brasil como inimigo. Só Rodrigo Maia não vê 

J.R. Guzzo 

Causou escândalo no noticiário político, dias atrás, a visita à Roraima do secretário de Estado norte americano Mike Pompeo, chefe das relações exteriores dos Estados Unidos. Escândalo de 15 minutos, é claro, porque hoje há em média uma meia dúzia de escândalos por dia, e a sua duração, em consequência de toda essa oferta, é necessariamente curta. No caso, quem teve o ataque de nervos foi o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Disse que a visita do secretário Pompeo era “uma afronta” ao Brasil, aparentemente porque ele esteve próximo à fronteira com a Venezuela — e essa parte do território nacional, no entender do deputado, não está subordinada às decisões políticas e diplomáticas do governo brasileiro. 

“Afronta”? De onde o presidente da Câmara foi tirar essa ideia? Pompeo fez a sua visita à convite oficial, e perfeitamente legal, das autoridades nacionais com responsabilidades sobre as relações externas do Brasil. Não veio clandestinamente, como já fez o Rei da Noruega, que um dia resolveu aparecer no meio de uma tribo na Amazônia, nos braços de uma ONG – mas aí vale tudo, porque seria um ato de apoio aos “povos da floresta”.

Além disso, tanto quanto se saiba, os Estados Unidos são um país com o qual o Brasil mantém relações diplomáticas plenas; qual o problema que poderia haver na visita de uma das mais altas autoridades norte-americanas a um dos 27 estados brasileiros? Enfim, o secretário Pompeo não veio aqui para falar mal do papa Francisco ou do Dalai Lama, nem para criticar nenhum país aliado do Brasil. Veio para sentar a pua na Venezuela – que insulta os Estados Unidos diariamente e trata o governo brasileiro como um inimigo, além de fascista, genocida, ditatorial-militar, etc, etc.

A Venezuela, ao exato contrário do que foi dito no chilique do presidente da Câmara, não é “país amigo do Brasil” coisa nenhuma. Pode ser amiga dele, e de seus amigos do “campo progressista”, mas do Brasil não é. Está em vigor, ali, uma ditadura grosseira, a única da América do Sul neste momento e a diplomacia brasileira tem todo o direito de deixar claro que reprova o regime “bolivariano” e não quer conversa com ele, assim como não quer médicos cubanos e relações íntimas com Cuba. 

Por que o Brasil deveria ser a favor da Venezuela? Ainda bem que é contra. O acesso antiamericano do deputado pode ter ocorrido a pedidos do “campo progressista”, mas daí não passa. O restante do país não tem nada a ver com isso. 

O presidente da Câmara dos Deputados, imitando outros vultos de grande destaque da política nacional como João Doria, Wilson Witzel ou Renan Calheiros, para não falar de Luciano Huck, tornou-se um neo-esquerdista. Dá a impressão de achar, como os outros, que isso é uma ideia e tanto para o futuro da sua carreira – quem sabe, desse jeito, ainda não acabam presidentes da República? As próximas eleições dirão se o cálculo foi bem feito.


 



Discurso de Bolsonaro abriu a 75ª Assembleia Geral da ONU


Jair Bolsonaro abriu a 75ª Assembleia da ONU 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, abriu nesta terça-feira (22), às 10 horas, a 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que neste ano, por causa da pandemia de coronavírus, ocorre de forma virtual.

O discurso de Bolsonaro se concentrou em rebater críticas da comunidade internacional de que o governo brasileiro não tem dado a atenção devida à questão ambiental. O presidente garantiu que o Brasil preserva seus biomas e que as queimadas que assolam a Amazônia e o Pantanal são habituais e não estão fora do controle.

Bolsonaro também argumentou a favor da atuação de seu governo no enfrentamento à Covid-19. Ele tem repetido que o país, que registra cerca de 136 mil mortes pela doença, foi um dos que melhor enfrentou a crise.

 


 



INSS: portaria permite remarcação de perícia pelo telefone 135

Uma portaria publicada nesta terça-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU) autoriza a remarcação de perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone 135. O texto diz que a remarcação poderá ocorrer "nos casos de não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento" para a mesma agência escolhida inicialmente. A remarcação, no entanto, não se aplica para agências fechadas ou que não tenham perícia médica presencial. As agências do INSS reabriram na última segunda (14) mas a associação que representa os médicos peritos alega falta de segurança para o retorno ao atendimento durante a pandemia. Uma vistoria está sendo realizada nas unidades pela associação e, assim, liberando o retorno gradual do trabalho dos peritos.

Pandemia faz indústria operar com ociosidade recorde

A indústria brasileira fechou o segundo trimestre deste ano com uma ociosidade recorde. O Produto Interno Bruto (PIB) do setor ficou 15,4% abaixo de sua capacidade produtiva, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) obtido pelo Estadão/Broadcast. O resultado representa o pior desempenho da série histórica da pesquisa, iniciada em 1998. A última vez em que as empresas usaram toda sua capacidade produtiva foi no último trimestre de 2013. Com a recuperação da produção desde maio, é esperada uma redução na ociosidade do setor neste terceiro trimestre, mas a previsão é ainda voltar aos níveis pré-pandemia - entre 5% e 7% abaixo do potencial produtivo, e longe de recuperar o que foi perdido na recessão anterior, que se estendeu de 2014 a 2016.

Rubem Novaes deixa presidência do Banco do Brasil

Rubem Novaes anunciou oficialmente nesta terça-feira (22) sua saída da presidência do Banco do Brasil. O comunicado de que deixaria o comando da estatal ocorreu há dois meses. O substituto no cargo será André Brandão. O nome do ex-presidente do HSBC no Brasil foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto. Novaes será assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Escândalo bancário não deve afetar o Brasil, avalia fonte do BC

Com regras rigorosas, o Brasil não deve ser impactado, ao menos por ora, pelo novo escândalo bancário envolvendo gigantes como HSBC e Deutsche Bank em transações ilícitas no valor de US$ 2 trilhões, avalia uma fonte do Banco Central. "Não vejo grandes impactos por ora, a menos que isso tenha sido um gatilho para outras crises lá fora", disse. As normas de prevenção à lavagem de dinheiro foram recentemente atualizadas no Brasil. Entra em vigor no próximo mês circular do BC que torna mais dura a regulamentação sobre procedimentos e controles internos. Assim, os bancos têm de cruzar as informações de identificação, a qualificação e a classificação de seus correntistas, perfil de risco, natureza do negócio, com a política de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e com a avaliação interna de risco da instituição.




PT encolheu em 2016. E sairá ainda menor nessas eleições 

Alexandre Garcia 

Jair Bolsonaro abre nesta terça-feira (22) a 75ª Assembleia Geral da ONU. É uma tradição o presidente do Brasil discursar na abertura do evento. Isso começou com o brasileiro Oswaldo Aranha, que presidiu a primeira assembleia geral das Nações Unidas, em 1947, quando se reconheceu oficialmente o Estado de Israel, fundado por refugiados judeus do mundo inteiro que aportaram de volta à terra prometida. De lá para cá, todas as reuniões anuais da ONU são abertas com um discurso do chefe de Estado brasileiro. 

Desta vez, todos os eventos da Assembleia da ONU serão transmitidos de forma online devido à pandemia. Acho um grande avanço tudo ser online porque, assim, a gente poupa tempo de deslocamento e dinheiro. Apesar de que existem discussões diplomáticas que precisem do olho no olho, de um encontro presencial. 

Açúcar do Nordeste

O presidente Bolsonaro anunciou uma boa notícia para o Nordeste. O país vai receber uma cota adicional para a venda de açúcar para os Estados Unidos. O aumento é de 80 mil toneladas, tudo produzido pelos estados nordestinos.  

No total, são 310 mil toneladas de açúcar que o Brasil exporta para os EUA. Essa cota adicional vai ter redução de impostos, em troca de benefícios fiscais. Tudo isso, vai tornar o açúcar nordestino mais competitivo. 

Fim da greve dos Correios

O Tribunal Superior do Trabalho determinou o fim da greve dos Correios. Da lista de 70 exigências feitas pelos grevistas, somente 20 foram aceitas. Foi um excelente resultado para a direção da estatal. Ficou determinado que haverá um reajuste salarial de 2,6% para os funcionários. 

Eu gostaria de lembrar que o salário médio dos servidores dos Correios é muito baixo, o mais baixo entre as estatais. Mesmo assim, o carteiro ganha pouco. Esse é herói que enfrenta morro, portões fechados, cachorros, ataques, assaltos. Quem ganha mais está no ar-condicionado, é ele que vai explicar isso para alguém que queira justiça social. 

Além disso, ficou decidido que metade dos dias parados não será pago. Os organizadores disseram que a greve é contra a privatização da empresa. Essa greve foi uma perda de tempo, uma falta de oportunidade. 

Uma privatização só aconteceria no fim do ano, pelo jeito que se encaminham os estudos de viabilidade. Ou seja, a greve foi totalmente fora de propósito. Foi um movimento político para tentar destruir a economia brasileira.  

Imagina fazer uma greve em plena pandemia. As nossas encomendas, que estavam se acumulando nas centrais de distribuição, finalmente voltarão a ser enviadas para nossas casas. 

PT vira partido pequeno

É o sonho de 60 deputados federais e dois senadores serem prefeitos de suas cidades natais. Isso deve vir de criança. 

Não vai ser uma boa eleição para o PT. No último pleito, o partido ficou de fora das 100 maiores prefeituras, inclusive, nas capitais. Eles perderam 60% das prefeituras do país em 2016. A queda começou com as operações da Lava Jato. 

Tem lugares em que o PT nem lançou candidatura neste ano. Em muitos casos, o partido se tornou um auxiliar do Psol ou do PCdoB. O Partido dos Trabalhadores está recuando e pode ser tornar um partido pequeno nessa eleição. 

Em lugares onde o governador do estado é petista, como na Bahia, está tudo perdido. Nas próximas eleições legislativas, a gente vai ver qual será o tamanho desse partido nas Assembleias Legislativas e na Câmara Federal.  

O pecado do PT foi concentrar seus esforços em um único líder. Quando Lula foi condenado, o partido perdeu a cabeça, tudo acabou. Literalmente, o partido ficou sem a cabeça que decidia tudo.