segunda-feira, 3 de agosto de 2020




Postos já podem vender 
gasolina com novo padrão
Revendedor têm prazos de até 90 dias 
para escoar estoque anterior

A gasolina para carros e motos já pode ser vendida a partir de hoje (3) com o novo padrão estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a destilação, a octanagem e a massa específica de gasolina automotiva vendida no país.

A mudança se deve à Resolução nº 807/2020, publicada em janeiro, que determina as novas especificações de valor mínimo de massa específica (ME), de 715,0 kg/m3, e valor mínimo de 77,0 ºC para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A e com a fixação de limites para a octanagem RON (Research Octane Number), que já existe nas especificações da gasolina de outros países.

Segundo a especialista em regulação da ANP, Ednéa Caliman, o produto brasileiro passará a ter mais qualidade e maior eficiência energética.

“Essa definição é importante. Quanto maior a massa específica do combustível em termos de hidrocarbonetos, maior é a densidade energética do combustível, ou seja, para o mesmo volume de combustível injetado no motor haverá a geração de maior quantidade de energia no momento da queima do combustível. Com isso, esperamos que proporcione maior rendimento, gerando diminuição do consumo e aumento da autonomia dos veículos”, disse.

Prazos
A resolução da ANP que determinou a venda obrigatória a partir desta segunda-feira foi publicada em janeiro e deu o prazo até 3 de agosto para os produtores de combustíveis se adequarem às regras. “Assim, a partir de hoje, toda a gasolina produzida no país e importada deverá atender às novas especificações”, observou a ANP.

No entanto, a agência também fixou o prazo adicional de 60 dias para as distribuidoras e de 90 dias para os revendedores se adequarem. Até lá, será permitido o escoamento de possíveis produtos comercializados até ontem (2) ainda sem atender integralmente às novas características.

Fonte: Agência Brasil



Fachin revoga decisão sobre compartilhamento
de dados da Lava Jato com PGR
Medida havia sido determinada pelo ministro Dias Toffoli 
no recesso do Judiciário, que terminou hoje.

"O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), revogou nesta segunda-feira (03) a decisão do presidente da Corte, Dias Toffoli, que obrigava a Lava Jato a fornecer cópia do banco de dados da investigação à Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão de Toffoli foi tomada durante o recesso judiciário a pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Técnicos da PGR já estavam em Curitiba para começar a copiar o material armazenado pela força-tarefa. A decisão revogada também abrangia as equipes da Lava Jato em São Paulo e no Rio de Janeiro.




O desempenho do agronegócio brasileiro 
provoca ciúmes da concorrência

Por Alexandre Garcia

O ex-ministro da educação, Abraham Weintraub, que foi muito criticado por postagens contra os chineses e o STF consideradas abuso da liberdade de expressão e de opinião, foi eleito por unanimidade, entre nove países, diretor do Banco Mundial. Ele assume o cargo nesta semana.

Medida extrema do STF repercute no exterior 
A decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, de bloquear perfis bolsonaristas no Facebook até fora do país, repercutiu no exterior. A empresa afirmou que a medida é extrema, que invade direitos e jurisdições em todo o mundo, e é verdade.

O grupo pró-sociedade, composto por integrantes do Ministério Público, recorreu à Corte internacional de Direitos Humanos alegando que as decisões do STF estão violando direitos humanos, liberdade de expressão, direito de associação… sem haver crime previsto.

Está tudo muito estranho nesse país, porque a própria Constituição brasileira está sendo desobedecida pelo tribunal encarregado de interpretá-la. A Corte está passando por cima de direitos básicos.

Vamos ver como o STF reage à Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pela Advocacia-Geral da União. Dias Toffoli, presidente da Corte, disse que não tem pressa para examinar.

Articulação para eleições no Congresso
Os presidentes da Câmara e do Senado já estão de olho na eleição para a presidência das Casas no segundo biênio. Rodrigo Maia pretende se reeleger ao cargo. A campanha está sendo bem articulada e o apoio está aumentando.

Parece que Alcolumbre também está pensando em se reeleger. A eleição de presidente do Senado pode impactar o STF, porque até agora os pedidos de impeachment de ministros da Corte estão engavetados.

A China não teme mais o coronavírus
Os chineses marcaram para o dia 25 de setembro o campeonato mundial de League of Legends. O evento vai acontecer no Pudong Football Stadium, um dos principais estádios de Xangai - que é uma das maiores cidades do país. A China está apostando que não vai ocorrer uma segunda onda do coronavírus na região.

O grupo Medicos por la Verdad, composto por médicos de diferentes países, se reuniu na Espanha e afirmou que a pandemia tem um fundo político. Esses profissionais recomendam cuidados normais para quem tiver comorbidades ou estiverem doentes e o uso da hidroxicloroquina. A gente chega a conclusão de que desde o início o presidente do Brasil estava certo.

O desempenho do agronegócio brasileiro provoca ciúmes da concorrência
Dados da Organização Mundial do Comércio que o agro brasileiro está tendo um desempenho que provoca ciúmes da concorrência. O setor é o único que está tendo um real crescimento nas exportações durante a pandemia.

Os portos de Santos e de Paranaguá provam isso. Os dois estão tendo recordes todos os meses. O agronegócio, aqui no Brasil, vai ser a locomotiva que vai puxar a recuperação do país.







"Não admito perseguição a grupo de 
qualquer natureza”, diz ministro da Justiça
O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou que uma apuração interna da pasta será feita sobre suposto relatório sigiloso de inteligência com informações de 579 servidores públicos que seriam ligados a movimentos contrários ao governo. O caso foi revelado pelo portal UOL. A declaração ocorreu em entrevista à Globo News na noite de domingo (2). Mendonça afirmou que não pode confirmar a existência do relatório. “A gente precisa ter serenidade, fazer as apurações devidas. Agora, qualquer indicativo de uma atuação persecutória a grupo A,B ou C, que restrinja, por exemplo, indevidamente, uma manifestação, isso não é aceitável dentro da democracia".

Ministro da Justiça defende Lava Jato: 
“Não podemos desqualificar as conquistas”
O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, defendeu a operação Lava Jato em entrevista ao canal Globo News na noite de domingo (2). "Temos que avaliar a operação Lava Jato como uma conquista para o nosso país", disse o ministro. "Se há erros, se equívocos foram cometidos, que sejam corrigidos. Mas não podemos desqualificar as conquistas e as descobertas que foram feitas a partir da operação Lava-Jato", afirmou Mendonça. A declaração ocorre em meio ao atrito entre procuradores da força-tarefa e Augusto Aras, procurador-geral da República (PGR).

Brasil tem 2,7 milhões de casos e 
94,1 mil mortes por coronavírus
O Brasil soma 2.733.677 casos e 94.104 mortes pelo novo coronavírus, aponta boletim divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo (2). Nas últimas 24 horas, foram registrados 25.800 casos e 541 óbitos pela doença. Já se recuperaram da doença 1.883.677 pessoas em todo país. Estão sendo acompanhados 755.896 casos.
O dado do ministério não significa que todas as mortes ocorreram nas últimas 24h. Os casos, no entanto, estavam em investigação e foram confirmados neste período. Há cerca de 3.576 mortes em investigação.