terça-feira, 28 de julho de 2020




Covid-19: país tem 88,5 mil mortes 
2,48 milhões de casos acumulados
Até o momento, 1.721.560 pessoas já se recuperaram da doença

A atualização diária do Ministério da Saúde mostra que já ocorreram no Brasil 88.539 mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 921 óbitos. A soma marcou um aumento de 1% em relação a ontem (27), quando o balanço trazia 87.618 falecimentos.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1312454&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1312454&o=node

Ainda de acordo com a pasta, foram acrescidos às estatísticas 40.816 novos caso nas últimas 24 horas. Com isso, o total de casos acumulados chegou a 2.483.191. O número representa elevação de 1,6% em comparação com ontem, quando o painel marcava 2.442.375 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

Segundo o boletim, há 673.092 pacientes em acompanhamento. Até o momento, 1.721.560 pessoas já se recuperaram da covid-19. Há também 3.842 óbitos em investigação. 

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,6%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 32,1. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1181,6.

Dificuldade para exportar dados
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que teve "dificuldade para exportar a base de dados a tempo de atualizar o painel nacional". As informações serão agregadas amanhã(29). Já a Secretaria de Saúde do Pará fez uma revisão dos dados, reduzindo o total de mortes do estado.

Covid-19 nos estados
Os estados com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus são: São Paulo (21.676), Rio de Janeiro (13.033), Ceará (7.613), Pernambuco (6.421) e Pará (5.716). As Unidades da Federação com menos óbitos causados pela pandemia são: Mato Grosso do Sul (328), Tocantins (357), Roraima (479), Acre (500) e Amapá (558).

Fonte: Agência Brasil




Palmas para o profissional que 
semeia suor para colher prosperidade

Por Alexandre Garcia

Terça-feira, 28 de julho, é uma data para festejar: é dia do agricultor. Profissionais que sustentam e alimentam esse país e uma boa parte do mundo com comida brasileira, principalmente proteína. O agricultor é um herói que semeia suor para colher prosperidade para o país.

Nesse primeiro semestre a indústria caiu e quem está sustentando o país é o agronegócio. O agro teve um crescimento de 25% nas exportações, enquanto a indústria amargou uma queda de 15% nas exportações. A produção de aço, por exemplo, caiu 18%.

Mas os portos de Paranaguá e Santos estão exportando bastante. O superávit na balança comercial deste ano é de US$ 28,7 bilhões, enquanto que o do ano passado foi de US$ 27,7 bilhões — isso mesmo com a paralisação da atividade econômica devido à Covid-19.

Parabéns ao agricultor, esse profissional que mantém o país unido, guarda as nossas fronteiras. Depois de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil só houve avanço para o interior do país. Começando por Pedro Teixeira, que mandou para os Andes quem não falava português. Com isso, ganhamos toda a Amazônia.

Depois vieram os bandeirantes e o presidente Juscelino Kubitschek, que colocou a capital do país no centro-oeste. Agora nós temos um grande centro-oeste que alimenta o mundo e garante as contas brasileiras positivas. Por tudo isso, a regularização fundiária é necessária e urgente.

PF na Câmara outra vez
A Polícia Federal entrou em mais um gabinete da Câmara. No começo do mês havia sido no de Paulinho da Força (Solidariedade) e agora foi no gabinete de Rejane Dias (PT).

Ela é casada com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Rejane Dias é acusada de superfaturar dinheiro público por meio de contratos para prestação de serviço de transporte escolar.

Isso aconteceu logo depois de o Congresso Nacional votar a permanência do Fundeb. Será que esse dinheiro da educação básica está indo mesmo para a educação? A gente fica pensando nisso depois dessa operação. A Câmara permitiu que a PF entrasse e cumprisse o mandado de busca e apreensão, diferentemente do Senado.

Quem se lembra do Silvinho Land Rover?
Vocês lembram do ex-secretário-geral do PT, Silvinho Pereira? Depois de 15 anos, ele foi condenado na Lava Jato por receber uma Land Rover como propina da GDK, uma fornecedora da Petrobras.

Ele vai ter que cumprir pena de quatro anos e cinco meses em regime semiaberto. Isso aconteceu na época em que a Petrobras era de partidos políticos, isso mudou agora, por isso vemos essa chiadeira toda.

Chance do STF se redimir
O presidente Jair Bolsonaro apresentou, ao Supremo Tribunal Federal, uma ação para tentar reverter a suspensão de contas de empresários, políticos e influenciadores bolsonaristas no Twitter e no Facebook.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade, ADIN, está com a relatoria do ministro Fachin. Agora vamos entender porque o próprio STF não está obedecendo as liberdades de expressão, opinião, trabalho e diversos outros direitos constitucionais.

O STF triturou diversos direitos constitucionais e é preciso que a Corte se explique sobre isso. Essa vai ser uma boa oportunidade para o Supremo voltar a caminhar paralelo à Constituição.




Estudantes podem se inscrever 
no Fies a partir de hoje
Prazo vai até sexta-feira (31) - Foto: Agência Brasil

De hoje até esta sexta-feira (31) estarão abertas, no site do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) as inscrições no processo seletivo para o segundo semestre de 2020. O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 4 a 6 de agosto.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1312387&o=nodehttps://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1312387&o=node

As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior. 

Lista de espera
Quem não for pré-selecionado na chamada única do Fies pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse, a inclusão é feita automaticamente.

A convocação da lista de espera vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto.

Requisitos
Pode se inscrever na seleção do Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha alcançado nota média nas provas igual ou superior a 450 pontos.

O interessado não pode ter zerado a redação e deve ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Programa
O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições de educação superior particulares. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, divido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.

Fonte: Agência Brasil




A esquerda brasileira se supera 
ao trabalhar contra a cloroquina

Por J.R. Guzzo

A esquerda brasileira já defendeu as causas mais assombrosas ao longo de sua história, mas está empenhada neste ano de 2020 num esforço “de superação”, como dizem os manuais de autoajuda, para ir ainda mais adiante.

Sua atual bandeira deixou um pouco de lado a denúncia do capitalismo e passou a ser a luta contra uma substância química – sim, pois a química pode parecer uma coisa neutra para você, mas não para o chamado “campo popular”, onde se transformou no grande farol político do momento para as massas. Essa substância é a cloroquina. É curioso, porque até seis meses atrás, no máximo, os próprios esquerdistas não saberiam dizer se eram contra ou a favor da cloroquina – a maioria, na verdade, nunca tinha ouvido falar nela. Mas com a Covid-19 tudo mudou.

A esquerda brasileira, por razões que talvez um dia se tornem mais compreensíveis para o público em geral, tomou desde o início uma posição radical a favor do vírus. Como essa cloroquina, no entender dos milhares de médicos que estão fazendo uso dela para seus pacientes, pode ajudar na recuperação dos infectados nos estágios iniciais da doença, os militantes progressistas fecharam questão: qualquer medicamento que possa oferecer riscos de ter algum efeito positivo contra a Covid-19 precisa ser combatido.

O raciocínio, tanto quanto foi possível deduzir até o momento, é que a cloroquina pode reduzir o ritmo da contabilidade diária de mortos. Essa redução é considerada um perigo político claro e imediato – pois menos mortos significa mais possibilidades de fazer o Brasil funcionar de novo, e tudo o que de alguma maneira venha a colaborar com a volta da normalidade é considerado “inaceitável” pela esquerda nacional.

É o que se pode ouvir em qualquer mesa redonda mais cabeça, das tantas que há por aí: o “sistema produtivo” que existia no país até o início da epidemia não pode ser retomado, garantem os especialistas chamados a nos ensinar como tem de ser o mundo daqui para a frente. As mortes causadas pela Covid-19 não são resultado da ação de um vírus; foram causadas pelas “formas capitalistas de produção”. É preciso, portanto, mudar “tudo isso que está aí”, etc, etc, etc.

A palavra de ordem, na questão específica da cloroquina, é que não se provou até agora, cientificamente e além de qualquer dúvida, qual o seu grau de eficácia no combate à Covid-19. Conclusão: ela não deve ser aplicada até que a medicina, ao longo dos próximos anos, demonstre com exatidão os seus efeitos. Também não se pode garantir com 100% de certeza o efeito de antibióticos, corticóides, anti-inflamatórios e mais uma penca de medicamentos utilizados todos os dias nos hospitais do mundo inteiro. Pode haver variações de acordo com o organismo do paciente, seu histórico de saúde, o estágio da doença e outras particularidades; nem por isso há campanhas políticas para proibir a sua utilização.

Mas aí é uma questão de fatos, e fatos são o que menos interessa na presente cruzada contra a cloroquina. A única atitude permitida é: “fique em casa”, esperando que um dia seja descoberta uma vacina infalível, que também vai ter de enfrentar uma batalha morro acima até ser autorizada pelas nossas forças populares, democráticas e progressistas.