quarta-feira, 22 de julho de 2020






10 milhões de famílias não precisam pagar conta de luz

Ministro de Minas e Energia diz que anunciará em agosto 
leilões para o setor energético

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez hoje (22) um balanço das ações da pasta, no sentido de dar suporte a famílias de baixa renda durante a pandemia. Segundo ele, 10 milhões de unidades consumidoras com esse perfil são beneficiadas com a gratuidade na conta de luz, desde que o consumo não seja superior a 220 quilowatts por hora (kw/h).https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1312070&o=node

O ministro destacou também que, durante a pandemia, a capacidade de geração de energia teve uma expansão de 3 gigawatts, ao mesmo tempo que a inadimplência caiu de 10% para 2%. “Além disso saímos de uma queda na carga, que estava em 20% no início da pandemia [em parte pela diminuição do consumo no setor industrial] para 2%”, acrescentou durante coletiva de imprensa online, convocada para falar dos 60 anos do ministério.

Exportações

Albuquerque acrescentou que o setor de minas e energia ocupou, no período entre janeiro e junho, o segundo lugar no ranking de exportações, com 10,2% do total exportado, o que equivale a US$ 10 bilhões. “O minério de ferro teve bastante importância na nossa balança comercial, representando 44% das exportações da indústria extrativa”, acrescentou.

Falando especificamente sobre o setor de petróleo e gás, Albuquerque disse que, no ano passado, os leilões “propiciaram que 50% dos bônus realizados no mundo fossem feitos no Brasil”.

“A Petrobras continuará com seu programa de desinvestimento, apesar de termos suspendido alguns leilões por conta dos imprevistos deste ano. No que diz respeito a energia, faremos apenas o leilão de transmissão do final de ano. E provavelmente em agosto anunciaremos novos leilões para os próximos anos”, disse o ministro referindo-se, também, a leilões de termelétricas.

Segundo ele, esses leilões complementarão as medidas estruturantes pretendidas pelo governo. Ele, no entanto, não quis dar mais detalhes sobre quais seriam essas medidas. “Entendemos que já há um consenso em relação a diversas medidas que dizem respeito à modernização do setor, o que é fundamental para dar segurança aos investidores e para prestar melhores serviços aos consumidores. Mas não quero adiantar quais serão as medidas porque elas ainda estão sendo construídas e consensualizadas com o Congresso, com órgãos vinculados ao MME e com agentes do mercado”, disse o ministro.

Fonte: Agência Brasil




Pompeo defende fechamento de
consulado chinês em Houston
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, defendeu nesta quarta-feira (22) o fechamento do consulado chinês em Houston, Texas. A medida foi anunciada pela manhã. "Os EUA agirão para proteger o povo americano quando Pequim não cumprir expectativas claras. O presidente Trump disse: 'Chega, não vamos permitir que isso continue acontecendo'", afirmou a repórteres em Copenhagen, onde faz visita oficial.
Pompeo criticou a China por supostos ataques cibernéticos e investimentos que, segundo ele, seriam destinados a minar a segurança nacional dos Estados Unidos. De acordo com o secretário de Estado americano, os empregos nos EUA também estariam sendo roubados pelos chineses.

Consulado da China em Houston é centro 
de espionagem, diz senador dos EUA
O senador norte-americano Marco Rubio (Republicano-Flórida) afirmou nesta quarta-feira (22) em seu Twitter que o consulado da China em Houston, fechado nesta data por ordem governo dos Estados Unidos, é um "enorme centro de espionagem", e, por isso, a decisão da Casa Branca estaria "muito atrasada".
"O consulado da China em Houston não é uma instalação diplomática. É o nó central da vasta rede de operações de espiões e influência do Partido Comunista chinês nos Estados Unidos. Agora, o prédio deve fechar e os espiões têm 72 horas para sair ou serão presos", publicou ele, na rede social.

EUA fecham acordo com Pfizer e garantem 
100 milhões de doses de mais uma vacina
O governo dos Estados Unidos fechou um acordo no valor de US$ 1,95 bilhão com as farmacêuticas Pfizer e BioNTech para garantir 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pelas duas companhias. Este número é equivalente a toda a produção da vacina para 2020, segundo estimativa da Pfizer.
Se o imunizante se mostrar seguro e eficaz após os testes clínicos mais amplos, os EUA poderão adquirir 500 milhões de doses adicionais. Segundo o Departamento de Saúde, as doses compradas pelo governo serão distribuídas aos americanos "sem nenhum custo".

Justiça brasileira autoriza exumação 
de ex-ditador paraguaio
Foto: Arquivo Gazeta do Povo
A Justiça brasileira autorizou a exumação do cadáver do ditador paraguaio Alfredo Stroessner (1912-2006) para a realização de um exame de DNA. O objetivo da medida é realizar um "teste de paternidade" nos restos mortais do militar paraguaio, que comandou o governo do país vizinho por quase 35 anos, até ser deposto. No ano passado, Stroessner foi homenageado pelo presidente Jair Bolsonaro, que elogiou presidentes militares na posse do novo diretor da Itaipu Binacional.
O pedido de exumação de Stroessner foi feito por Enrique Alfredo Fleitas, que alega ser filho do paraguaio, e contou com o aval de Graciela Concepción Stroessner Mora, única herdeira viva do ditador. Por determinação da Justiça, o cemitério Campo da Esperança deverá informar a localização do túmulo às autoridades e apresentar informações sobre o andamento dos trabalhos. A análise ficará a cargo do Instituto de Pesquisa de DNA da Polícia Civil do DF.
Primeira rodada do Brasileirão

A CBF divulgou nesta quarta-feira (22) o detalhamento, com dias e horários, das dez primeiras rodadas do Brasileirão 2020. A competição, que inicia no sábado (8/8), se estenderá até fevereiro de 2021.

Enquanto Grêmio estreia em casa contra o Fluminense, o Inter estará em Curitiba para jogar contra o Coritiba.

Sábado – 08/08
19 horas
Fortaleza X Atlético PR – Castelão

19h30
Coritiba X Internacional – Couto Pereira

21 horas
Sport X Ceará – Ilha do Retiro

Domingo – 09/08
11 horas
Botafogo X Bahia – Nilton Santos

16 horas
Flamengo X Atlético MG – Maracanã
Santos X Red Bull – Vila Belmiro
Corinthians X Atlético GO – Arena Corinthians
Goiás X São Paulo – A definir

19 horas
Grêmio X Fluminense – Arena Grêmio

19h45
Palmeiras X Vasco – Arena Palmeiras



Abastecimento de água por rede 
atinge 99,6% dos municípios brasileiros

É o que revela pesquisa feita pelo IBGE

O percentual de municípios brasileiros com abastecimento de água por rede chegou a 99,6% (5.548 cidades) em 2017. Em 2008, essa proporção era de 99,4% (5.531). Nas regiões Sudeste e Sul, o serviço está em 100% das cidades. Os dados estão na Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2017, divulgada hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Rio de Janeiro.
https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1312028&o=node
Entre a entrada no sistema de distribuição e o consumo final, perde-se 38,9% de água no Brasil. No Norte, esse índice é de 48,3% de desperdício, no Nordeste, de 44,5%, no Sul, de 37,7%, no Sudeste, de 37,1% e no Centro-Oeste, de 32,9%.

Segundo o levantamento, em 2017, 52,4 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) foram captados (água doce 50,98 milhões m³/dia e salobra 1,47 milhão m³/dia); 45 milhões m³/dia tratados, 46,1 milhões m³/dia distribuídos (com tratamento 43,6 milhões m³/dia e sem tratamento 2,5 milhões m³/dia) e apenas 26,6 milhões m³/dia consumidos
.
Quanto ao tratamento, 4.873 (88,3%) dos municípios com o serviço em funcionamento tinham estações de tratamento de águas e/ou unidades de tratamento simplificado em operação em 2017. O Centro-Oeste (97,6%) e o Sul (97%) têm os maiores percentuais de cidades com estações e/ou unidades de tratamento em operação, enquanto o Nordeste tem o menor (75,8%).

Água sem tratamento
Entre as localidades com serviço de abastecimento de água em funcionamento, 11,7% não tinham tratamento, chegando a 24,2% no Nordeste, 21,6% no Norte, 4,6% no Sudeste, 3% no Sul e 2,4% no Centro-Oeste.

Cerca de 5,5% do volume de água distribuído no país não recebem tratamento antes de chegar à população. Do volume distribuído tratado, 75,1% recebem tratamento convencional, que contempla as etapas de floculação, decantação, filtração, desinfecção e, eventualmente, etapas adicionais. Já outros 4,2% recebem tratamento não convencional em que não constam todas essas etapas, e 20%, apenas simples desinfecção e, eventualmente, fluoretação e correção de pH.

Havia, em 2017, 59,8 milhões de domicílios com abastecimento de água com pagamento de conta e/ou consumo no país, um crescimento de 32% em relação a 2008 (45,3 milhões). Esse número corresponde a 86,1% dos domicílios do país.

Na Região Norte, 2,7 milhões de domicílios (52,4%) não tinham abastecimento de água por rede em 2017. Na outra ponta está o Sudeste, em que 912,8 mil domicílios (3%) não tinham acesso a esse serviço.

De acordo com o IBGE, o consumo de água por habitante é de 140 litros por dia no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 110 litros de água por dia é o consumo suficiente por pessoa.

Em 2017, houve interrupção do abastecimento por seis horas ou mais em 44,5% (2.454) dos municípios com o serviço em funcionamento e racionamento em 20,8% (1.146). Essas ocorrências foram mais comuns no Nordeste, onde 67,7% das localidades sofreram intermitência no abastecimento, e 42,5% sofreram racionamento.

Fonte: Agência Brasil




Empresário preso por ligação com 
José Serra era amigão de Lula

Por Alexandre Garcia

A terça-feira (21) começou com uma operação de busca e apreensão nos imóveis do senador José Serra (PSDB-SP). Inclusive no gabinete dele no Senado, mas o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, não deixou a Polícia Federal entrar.

Logo depois, o presidente do STF anulou o mandado de busca, dando a justificativa de que no gabinete do senador há papéis pessoais, mas também documentos ligados ao exercício de Serra na Casa legislativa.

No entanto, a Operação Paralelo 23 conseguiu cumprir a busca e apreensão no apartamento funcional de Serra e na residência dele em São Paulo. O Ministério Público Eleitoral de São Paulo está auxiliando nas investigações.

Serra está sendo investigado por caixa dois na campanha eleitoral de 2014 para o Senado. A suspeita é de que a Qualicorp tenha fraudado contratos para repassar R$ 5 milhões para o tucano.

Foram três mandados de prisão temporária, um deles contra o empresário fundador da Qualicorp, José Seripieri Júnior. Ele já foi investigado por fazer repasses ilegais a Lulinha, filho do ex-presidente, segundo a delação do ex-ministro Antonio Palocci.

Além disso, o empresário fazia doações ao Instituto Lula, pagou a defesa de Rosemary Noronha, emprestou diversas vezes seu jatinho particular e sua mansão em Angra para Lula. Era dele também o helicóptero que caiu com o filho do ex-governador paulista Geraldo Alckmin.

A lista de tucanos que foram candidatos à Presidência da República e que estão sendo investigados está aumentando: Serra, Alckmin, Aécio Neves. Mais um problema para o PSDB.

Seripieri começou a trabalhar cedo, com uma kombi. Ele era policial. O empresário foi um dos criadores do “home care” e depois começou a operar na área de operadores de saúde.

Dizem que ele chegou a indicar até um dos diretores da Agência Nacional de Saúde, no governo do PT. Ele é o tipo de intermediária que faz o ex-assessor Fabrício Queiroz virar um criminoso de baixo clero. O ex-assessor de Flávio Bolsonaro, teria movimentado R$ 1,2 milhão. Mas Seripieri pode ter desviado bilhões.

Reforma tributária
O ministro Paulo Guedes entregou a proposta de uma reforma tributária limitada, uma primeira fase. O texto prevê que o PIS/PASEP e Cofins se unam e virem o tributo CBS (Contribuição sobre bens e Serviços), a alíquota seria de 12%.

Além dessa, tem mais duas propostas de reforma. Uma delas, que está na Câmara, pretende converter cinco impostos em um, isso não alteraria a arrecadação. E a que está no Senado quer transformar nove impostos em um.

Eu tenho saudade daquela proposta do então senador Flávio Rocha de imposto único. Era um único imposto que iria incidir sobre as operações financeiras. A alíquota era para ser de 1%. Só isso, nada mais.

Com isso, haveria um crescimento de arrecadação, seria impossível sonegar ou desviar impostos, as prefeituras teriam no dia seguinte os impostos na mão. Mas os banqueiros não quiseram, porque para eles não era financeiramente vantajoso.

Tem essa proposta de IVA (imposto sobre valor agregado) que é fácil para ser aprovada, mas tem outros que serão mais difíceis. Um exemplo: compensar a retirada da Previdência para benefícios de até dois salários mínimos com um imposto de 0,2% em operações digitais. Mas essa proposta tem cheiro de CPMF e no Congresso os parlamentares não querem voltar com esse imposto.

Laranjada
Houve um crescimento de 12% na venda de produtos cítricos para a Europa, no primeiro semestre. Entre eles, laranja, tangerina, lima e limão. Há uma demanda grande de vitamina C. Foram 73 mil toneladas de produto e US$ 57 milhões. Mais uma vez o agro está brilhando.




Bolsonaro testa positivo em 
novo exame para coronavírus
Bolsonaro testou de novo positivo para o coronavírus. O resultado foi revelado no início da manhã desta quarta-feira (22) pela CNN Brasil. O exame foi realizado nesta terça-feira (21). O presidente vai continuar em isolamento no Palácio da Alvorada. Este é o terceiro teste a qual ele é submetido desde o dia 7 de julho, quando contraiu a doença.

De madrugada, deputado tenta aprovar 
ajuda de R$ 4 bilhões a empresas de ônibus
O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) incluiu uma ajuda de R$ 4 bilhões para empresas de transporte coletivo na Medida Provisória 938 que trata de repasses de até R$ 16 bilhões da União a estados e município e que foi colocada em votação na madrugada desta quarta (22). A tentativa gerou revolta dos parlamentares de PSOL e Novo que passaram a obstruir a sessão, de acordo com O Globo. A votação foi adiada e deve ser retomada nesta quarta.

Mesmo na pandemia, assassinatos crescem 
nos primeiros cinco meses do ano
Mesmo no meio da pandemia, o número de assassinatos teve alta de 7% nos primeiros cinco meses desse ano em relação com o mesmo período de 2019. É o que revela o Monitor da Violência do G1 que de janeiro a maio registrou 19.382 mortes violentas. No ano passado foram 18.120. O mês mais violento foi março com 4.145 mortes e o estado que registrou o maior aumento foi o Ceará que passou de 938 para 1.879 assassinatos. As mortes subiram em 18 os estados. A alta foi puxada pelo Nordeste.

Fonte: Gazeta do Povo