quarta-feira, 1 de julho de 2020




São Paulo pode iniciar semana que 
vem teste da vacina contra covid-19
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (1º) os 12 centros clínicos que serão responsáveis pelo recrutamento de voluntários para a terceira fase de testes da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Os testes serão realizados em 9 mil voluntários em centros de pesquisas de seis estados: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa clínica será coordenada pelo Instituto Butantan. Para que os testes da vacina sejam iniciados, o governo paulista só espera a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Doria, isso deve ocorrer ainda nesta semana.

Militares se mobilizam para proteger 
indígenas de covid-19 na Amazônia
Militares brasileiros entregaram equipamentos de proteção e remédios a comunidades indígenas isoladas da Amazônia, na fronteira com a Venezuela, nessa terça-feira (30). Eles examinaram índios para detectar a covid-19.

Nenhum teve diagnóstico positivo nos exames rápidos de punção digital, mas a pandemia de coronavírus ameaça dizimar dezenas de tribos da Amazônia, que não têm imunidade para doenças externas e cuja vida comunitária impede o distanciamento social.

A operação visa a ajudar os iecuanas e ianomâmis, que moram na maior reserva do país. O governo brasileiro tem recebido críticas de que não está fazendo o suficiente para proteger os indígenas do contágio.

OMS: relaxar medidas cedo pode 
causar nova onda de covid-19
Países, estados e municípios que relaxam cedo demais as medidas de restrição impostas para conter o novo coronavírus podem ser inundados com novos casos de covid-19, alertou a diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas, Carissa Etienne, nessa terça-feira (30), em entrevista coletiva por videoconferência.

Nos Estados Unidos (EUA), os estados de Washington e Nova York estão vendo números muito baixos de novos casos e mortes, mas 27 estados estão registrando crescimento exponencial, disse Etienne, que também é diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A região das Américas registrou 5,1 milhões de casos e mais de 247 mil mortes devido à covid-19 até 29 de junho, acrescentou.






Nova gripe suína?


A pandemia de coronavírus ainda nem assentou e cientistas chineses identificaram um novo risco à saúde global. Foi descoberta uma nova gripe suína na China: porcos estão se infectando com mais frequência.

Gripe suína. O vírus é uma nova variante da gripe H1N1, que provocou uma pandemia em 2009. É um dos tipos de influenza com maior capacidade de mutações. Sun Honglei, um dos autores do estudo sobre a nova gripe suína na China, alerta para um futuro risco de transmissão de animais para humanos e de pessoa para pessoa.
Sun Honglei destaca a necessidade de desenvolver uma vacina para porcos e humanos.

Fonte: Gazeta do Povo




Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 10.498.090 contaminados e 511.851 mortos no mundo. No Brasil são 1.402.041 contaminados e 59.594 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
________________________________________
BARRADOS NA EUROPA
A União Europeia reabre nesta quarta-feira suas fronteiras externas, mas cidadãos de Brasil, Estados Unidos e Rússia estão entre os que não poderão entrar nos países do bloco. Ao todo, apenas viajantes de quinze nações foram autorizados a ingressar na UE. Na América do Sul, somente o Uruguai figura na lista segura, que tem ainda Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Japão. O bloco adotou uma política complexa para elaborar a relação, como segurança sanitária, necessidade de retomada econômica por meio do turismo, diplomacia e política externa. Por não ser um documento mandatório, não se sabe se todos os países adotarão a lista, que será revisada a cada duas semanas.
________________________________________
BOLSONARO E A MÁSCARA
A Justiça do Distrito Federal anulou a decisão que impôs a Jair Bolsonaro a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos do DF enquanto durar a pandemia. A decisão da desembargadora Danielle Costa, do TRF1, sediado em Brasília, foi motivada por um recurso movido pela Advocacia-Geral da União. Para a magistrada, um decreto do governo do DF já obriga o uso de máscara nas ruas e não cabe ao Judiciário interferir na questão. A decisão que obrigou Bolsonaro a usar o equipamento de segurança foi dada em 23 de junho, após uma ação civil pública movida por um advogado. O descumprimento da medida determinava pena de multa diária de 2 mil reais.
________________________________________
QUANTO CUSTA?
O laboratório responsável pelo desenvolvimento do antiviral remdesivir, considerado um dos mais eficazes em estudos feitos com pacientes infectados pelo novo coronavírus, divulgou os valores que serão praticados para doses do medicamento nos Estados Unidos. De acordo com a Gilead Sciences, o fármaco custará 390 dólares por frasco, o que daria 2.119 reais na cotação atual. Geralmente a maioria dos pacientes recebe o tratamento por cinco dias, onde seis frascos são utilizados, o que totalizaria 2.340 dólares, algo em torno de 12,7 mil reais. Em países em desenvolvimento, a empresa fará parcerias com fabricantes de genéricos para reduzir o preço.
________________________________________
O TESTE DA CANNABIS
O Brasil testará os efeitos da Cannabis no tratamento de transtornos do humor em profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, conforme revelou o colunista de VEJA Ricardo Amorim . O projeto vai recrutar 300 voluntários entre médicos e enfermeiros envolvidos no atendimento de casos suspeitos e confirmados da infecção. A pesquisa seguirá os rigorosos protocolos de investigação: randomizada, duplo cego e controlada por placebo, o que significa que não será possível saber quais voluntários tomarão o medicamento e assegura um grau de confiança de 95%. O recrutamento dos voluntários será neste mês e os testes começam em agosto.
________________________________________
INVESTIGAÇÃO NA CHINA
A OMS enviará uma equipe à China para investigar as origens do novo coronavírus. Segundo o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, a informação pode ajudar no combate à doença. Ele advertiu que a pandemia continua "acelerando" e está longe de terminar. País mais afetado, os Estados Unidos tiveram um crescimento de 80% no número de casos em relação a duas semanas atrás. Por este motivo, o responsável pela força-tarefa da Casa Branca, Anthony Fauci, alertou o Senado sobre uma ameaça de uma "explosão de infectados". Ao todo, mais de 127 mil americanos já morreram devido ao vírus, número superior ao das vítimas de quatro guerras diferentes.

Fonte: VEJA





Sem licitação é tentação. 
E aí vem o Covidão

Por Alexandre Garcia

Incrível esse país, incrível esse Rio de Janeiro.Na terça-feira (30), o delegado titular da Delegacia de Polícia, Daniel Rosa, declarou que o grupo miliciano “Escritório do crime” não tem relação com o assassinato da vereadora Marielle Franco.

Os dois irmãos dirigentes do grupo, que antes eram suspeitos de cometer o crime, deixaram de ser investigados. O motivo é que no mesmo dia do assassinato da vereadora, eles estariam matando o empresário Marcelo Diotto da Mata há alguns quilômetros de distância, na Barra da Tijuca, por causa de máquinas caça-níqueis.

Aí vem o Covidão
A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão em imóveis ligados ao governador do Amazonas, Wilson lima (PSC). Essa ação faz parte da Operação Sangria que apura desvios de recursos destinados ao combate da pandemia do coronavírus.

A PF investiga possível superfaturamento na compra de respiradores para o estado.O governo é suspeito de fechar negócio sem licitação com uma empresa especializada em vinhos. Sem licitação é tentação, e aí vem o Covidão.

Agora a gente entende porque mostravam aquelas covas abertas e aquelas pilhas de caixão. Era para justificar medidas de emergência que abrissem a fiscalização, o controle e os limites.

Em vez de gastar com alguns comprimidos baratos para prevenção e tratamento de forma fácil nos primeiros dias, resolveram nos assustar e nos trancar em casa para poderem fazer contratos milionários e hospitais de campanhas malfeitos.

Eu estou fazendo o acompanhamento entre os registros em cartório, que são os registros oficiais de mortes no Brasil. Descobri que do dia 16 de março até o dia 30 de junho morreram de doenças respiratórias - exceto Covid-19 - 85,3 mil.

Segundo os cartórios, morreram de coronavírus 55 mil pessoas. Há um desequilíbrio no noticiário do vírus e de todas as doenças respiratórias, parece que para nos assustar e enfraquecer nossas defesas.

Onde a quarentena não foi necessária
No Uruguai não houve quarentena obrigatória, mas fecharam as escolas, universidades e shoppings, e os resultados foram excelentes. Por isso, os uruguaios são os únicos latinos americanos que podem entrar na Europa.

O despertar dos médicos
Eu vi um apelo de a médica Raíssa Soares, de Porto Seguro (BA), pedindo ao presidente que mande cargas de hidroxicloroquina porque ela está precisando. O Ministério Público está investigando porque esse medicamento está em falta.

Descobriu-se a crueldade que está sendo feita nos hospitais. Os médicos estão mandando os pacientes com sintomas de coronavírus para casa, assim, a doença acaba se agravando. Quando o vírus chega ao pulmão, a pessoa vai para a UTI e é entubada.

Isso é um crime a saúde pública. Alguns médicos brasileiros já estão recomendando um protocolo excelente em toda parte. É só olhar os resultados de Brusque (SC) e de Porto Feliz (SP).

A porta de entrada foi o Carnaval
O governador de Brasília deu uma entrevista se queixando dos governadores do Rio de Janeiro e de São Paulo que não controlaram a doença enquanto podiam. O carnaval foi uma das portas de entrada do vírus pela vinda de estrangeiros.

Ibaneis Rocha lembrou disso em uma entrevista que deu ao Estadão e nós teremos que lembrar tudo que foi feito contra nós nesses últimos tempos.