sexta-feira, 12 de junho de 2020



Nem todo mundo do Centrão é ruim. 
Bolsonaro acertou na escolha de Fábio Faria

Por Alexandre Garcia

O deputado Fábio Faria é o novo ministro das Comunicações. Eu sempre critico quando um deputado assume um ministério porque ele está abandonando os eleitores dele. Os eleitores dele deram uma procuração para ele e agora ele vai auxiliar o presidente.

Esse é o 23º ministério do governo Bolsonaro. Na campanha, o presidente disse que seriam 15 ministérios. Quando ele assumiu, o número aumentou para 20 e agora já estamos com 23 ministérios.

O fato do novo ministro ser do Centrão é só carimbo que a gente dá. A gente diz que a esquerda é comunista, que a direita é fascista e que o Centrão é fisiológico. Mas existem pessoas boas e ruins.

A vantagem é que, como ele é genro do Silvio Santos, o SBT se junta à Record e vai apoiar o presidente. Já que Bolsonaro está sofrendo com a militância da maioria dos meios de informação, isso é bom.

Por outro lado, o deputado Fábio Faria do Centrão é elogiado por Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, já assumiu a presidência da Câmara por duas semanas, é da Mesa Diretora, já tem tradição na Casa e é muito ativo.

Isso faz com que a escolha seja acertada porque ele tem um bom círculo para negociações no Congresso, já que ele já fez até campanha para Dilma e Lula. Depois da pandemia será necessário apresentar diversas propostas.

Rodrigo Maia deu uma declaração falando que agora Bolsonaro está fazendo política. Além disso, a decisão deste Ministério vai reforçar a comunicação desse governo, que estava fraca.

O atual secretário de Comunicação da presidência da República vai ser o número dois, o secretário executivo, do Ministério das Comunicações. Essa decisão vai melhorar a comunicação do governo, que era ruim.

Inquérito do STF sobre fake news é aberração jurídica
O ministro Edson Fachin disse que o inquérito das fake news precisa continuar, mas com mudanças para não prejudicar a liberdade de expressão. Eu acho que essa fala foi uma crítica ao ministro Alexandre de Moraes.

Moraes quer julgar todos que expressam críticas ao Supremo Tribunal Federal. Mas a Corte não está acima dos outros órgãos. Todo mundo xinga os presidentes dos outros poderes e não pode xingar os ministros do STF?

Ameaça é crime. O que é preciso investigar são os crimes como calúnia, injúria ou difamação. Mas é preciso deixar claro que esse inquérito é uma total aberração do direito porque o próprio queixoso abre, investiga, faz diligências e julga o inquérito.

No Pará, Helder Barbalho e os respiradores
Helder Barbalho, depois de comprar respiradores que não funcionam, está entrando na mesma fria em que estão os governadores do Rio de Janeiro e de São Paulo. Todos estão envolvidos ou com pessoas citadas em investigações.