quarta-feira, 6 de maio de 2020



Brasil tem 8.536 mortes e 
125.218 casos confirmados

Em 24 horas, foram confirmadas mais 615 mortes e 10.503 casos. 
É o maior aumento diário no total de mortes e de casos novos 
desde o começo da pandemia.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (6) o balanço dos casos de novo coronavírus no Brasil.

Os principais dados são:
8.536 mortes, eram 7.921 mortes na terça-feira (5).
Foram 615 mortes confirmadas em 24 horas.

125.218 casos confirmados, eram 114.715 na terça-feira(5).

Foram 10.503 casos novos confirmados. O maior aumento diário desde o início da pandemia.

65.312 pacientes estão em acompanhamento (52,2%).

51.370 pacientes estão recuperados (41,0%).

São Paulo tem 37.853 casos e 3.045 mortes 







TRF-4 mantém condenação de Lula em 
segunda instância por caso do sítio em Atibaia
        
Tribunal julgou recurso de condenação a mais 
de 17 anos de regime fechado. Defesa considera manutenção da pena 'injusta e arbitrária'

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso e manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância, pelo caso do sítio de Atibaia, em julgamento virtual finalizado nesta quarta-feira (6). A decisão foi unânime.

Em função da pandemia de coronavírus, as sessões do tribunal passaram a ser feitas virtualmente. O julgamento do recurso de Lula iniciou em 27 de abril.

A Oitava Turma, responsável na Corte pelos processos da Lava Jato, também rejeitou o pedido de adiamento da análise dos embargos de declaração. A defesa do ex-presidente pedia que o julgamento ocorresse em sessão presencial.

Lula foi condenado em novembro do ano passado a 17 anos, 1 mês e 10 dias pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em julgamento na segunda instância, acusado de receber propina de construtoras, que teriam reformado e decorado um sítio, em Atibaia, interior paulista, em troca de benefícios em contratos com a Petrobras. Segundo a acusação, o local era utilizado pela família do ex-presidente.

O recurso protocolado pela defesa de Lula, chamado de embargos de declaração, solicitava a revisão de dúvidas, revisões ou contradições na sentença. O ex-presidente sustenta que é inocente.

O julgamento foi virtual e não pôde ser acompanhado pela imprensa. O extrato da sessão, que é um resumo do julgamento, foi publicado às 14h46. Até a tarde desta quarta-feira (6), o acórdão, com a íntegra dos votos, ainda não havia sido publicado.

Na primeira instância, o ex-presidente tinha sido condenado a 12 anos e 11 meses.

Esse é o segundo processo a que Lula respondeu na Justiça Federal após investigações na Lava Jato. O primeiro foi o caso Triplex, pelo qual foi condenado e preso, de abril de 2018 a novembro de 2019.

Fonte: G1




Casos e número de mortes 
no Brasil em 6 de maio (2)

Dados sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (6), segundo levantamento junto às secretarias estaduais de saúde. 

Foram registradas 8.037 mortes provocadas pela Covid-19 e 121.778 casos confirmados da doença em todo o país.

Paciente recuperados
Em todo o Brasil, foram considerados  recuperados 22.874 pacientes.



Casos e número de mortes no Brasil em 6 de maio

Veja os dados sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (6), segundo levantamento junto às secretarias estaduais de saúde.

Foram registradas 7.966 mortes provocadas pela Covid-19 e 116.299 casos confirmados da doença em todo o país.



O presidente foi eleito para ser responsável 
por todas as nomeações do seu governo

Por Alexandre Garcia

O depoimento de Sergio Moro foi divulgado. A própria defesa do ex-ministro autorizou, o que é muito bom. Se isso não tivesse tornado público, poderiam ser vazadas algumas frases.

De qualquer maneira, o depoimento é grande e quem não se der ao trabalho de ler tudo vai ler por meio de veículos de imprensa que também pinça frases de acordo com o critério de cada um.

No último debate que tive com com Miguel Daoud, do Canal Rural, ele disse “é muita espuma para pouco sabão”, eu acho que essa frase se aplica a situação que estamos vivendo.

O delegado Tuma diz algo parecido “depois de tudo isso saiu pouco café desse bule”. Como ex-juiz de formação, Sergio Moro foi comedido, deixou bem claro que não viu crime por parte do governo e do presidente.

Eu vi no noticiário que Sergio Moro está mostrando que Bolsonaro queria interferir nos ministérios. Parece gozação essa afirmação, imagina se o presidente da República não mandasse nos ministérios.

Nenhum ministro foi eleito para o cargo, mas o presidente foi eleito para ser responsável pelos ministérios e todas as nomeações do seu governo. Parecem jocosas essas afirmações por parte do noticiário.

Promoção na PF
Carlos Henrique Oliveira, ex-superintendente do Rio de Janeiro se tornou mais importante, agora ele é o executivo da Polícia Federal. Uma pessoa que estava sendo apontada como a pessoa que Bolsonaro queria tirar do cargo ganhou importância.

A investigação contra o senador Flávio Bolsonaro está no âmbito da Polícia Civil e do Ministério Público estadual do Rio de Janeiro, a PF não tem nada a ver com isso. Então não há relação a ser feita.

Reação ao STF
Foram a liminar de Alexandre de Moraes impedindo a nomeação de Ramagem e a decisão de Barroso de impedir que o poder executivo expulsasse os diplomatas venezuelanos que originaram as críticas e os as manifestações do domingo.

O ministro Marco Aurélio entende de problemas que dizem respeito a independência dos poderes. Ele já passou por isso quando tentou tirar o presidente do Senado Renan Calheiros, em dezembro de 2016, e a Casa não deu a mínima.

Marco Aurélio aconselhou o presidente do Supremo a mudar o regimento interno da Corte para que não saia mais liminares de ministros isolados e quando isso acontecer a decisão teria que ser imediatamente examinada pelo plenário do STF.

São 11 juízes que integram o STF, ou seja, seria diferente. Essa resolução só aconteceria quando uma liminar interferir na administração de um outro poder seja ele legislativo ou executivo. A manifestação de domingo teve efeito.

O ministro Marco Aurélio chegou a dizer que os que se julgam semideuses talvez não vão gostar dessa mudança, e disse que se os outros ministros tiverem juízos e percepção do contexto mudarão.

O contexto é a revolta da população em relação ao STF interferindo em atos do poder executivo. Mas essa interferência já está acontecendo há algum tempo. Está na hora da Corte dar uma pensada porque a praça é dos Três Poderes.

Agressão a jornalistas
Falou-se muito sobre a agressão a um fotógrafo do Estadão durante a manifestação de domingo. Chegaram a dizer que o ato foi uma agressão aos jornalistas, mas foi a um fotógrafo só.

Mas o cidadão, Gustavo Gaia, que estava do lado disse que viu o fotógrafo em cima de uma escadinha tentando trabalhar e na frente dele tinha um manifestante que passava a bandeira que segurava toda hora na frente da câmera.

Neste momento, o fotógrafo pegou a bandeira e os dois começaram a discutir. Foi por conta dessa discussão que houve uma aglomeração, os empurrões e a expulsão ao profissional do local.

A situação virou uma catástrofe. Saiu uma nota do Ministério da Defesa. O presidente também falou. Esse empurrão e a expulsão do fotógrafo virou algo grande, acho que a gente tem que se ater aos fatos.