sábado, 18 de abril de 2020



Brasil tem 2.352 mortes e 36.599 
casos, diz ministério
Balanço divulgado neste sábado (18) pela pasta aponta 
211 óbitos e 2.917 casos a mais com relação aos números 
do dia anterior. Taxa de letalidade está em 6,4%

O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (18) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:

2.352 mortes – na sexta-feira, eram 2.141 (aumento de 9,9%)

36.599 casos confirmados – na sexta, eram 33.682 (aumento de 8,7%)

6,4% é a taxa de letalidade






STF derruba decisão de Lewandowski, e acordos 
da MP 936 não precisam da anuência de sindicatos 
O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, nesta sexta-feira (17), a decisão cautelar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski no início de abril, que trata dos acordos individuais previstos na Medida Provisória (MP) 936.

Com a definição do plenário da Corte, acordos individuais firmados no âmbito da MP, seja de redução de jornada ou de suspensão de contratos de trabalho, não precisam da anuência dos sindicatos, conforme estava previsto na decisão de Lewandowski.

Dessa forma, a MP permanece em vigor da forma que está. Sete ministros votaram por este entendimento: Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli.

O argumento deles é de que, no contexto da pandemia, exigir o parecer de sindicatos sobre acordos individuais pode ser pior para os trabalhadores. Se os acordos forem dificultados, na visão dos ministros, é provável que muitos patrões optem por demitir seus funcionários, em decorrência da crise econômica.

Os ministros Luiz Edson Fachin e Rosa Weber também votaram de forma distinta à liminar proferida por Lewandowski, mas discordaram dos demais colegas. A posição de ambos, que foram voto vencido, foi para que não fossem autorizados os acordos individuais, ou seja, para que os termos da MP pudessem ser aplicados somente por meio de acordos coletivos.

Dessa forma, em seus votos, ambos atendiam integralmente ao pedido feito pela Rede Sustentabilidade na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6363, dentro da qual Lewandowski proferiu sua liminar.

O que prevê a MP 936
Publicada pelo governo de Jair Bolsonaro no início de abril, a MP 936 instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que visa evitar demissões durante a crise do novo coronavírus. Pelo texto, acordos individuais e coletivos podem determinar a redução da jornada de trabalho em 25%, 50% ou 70%, com consequente redução do salário do trabalhador. Esse tipo de acordo pode ter validade de até três meses.

A MP também permite a suspensão dos contratos de trabalho por até dois meses. Tanto na suspensão do contrato quanto na redução de jornada, o governo fica responsável por pagar um benefício ao trabalhador, para compensar ao menos parte da perda de renda.

Fonte: Gazeta do Povo



Casos e número de mortes no Brasil em 18 de abril

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 7h deste sábado (18), 34.221 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 2.171 mortes.

São Paulo tem quase 1 mil mortos pela doença e o Rio de Janeiro contabiliza 341 mortesMinas Gerais tem 35 mortes e o Espírito Santo, 28.

Rio Grande do Sul tem 24 mortesSanta Catarina tem 31 e o Paraná, 44Ceará chegou a 155 fatalidades, Amazonas tem 145 e Maranhão tem 44.

No início da tarde de ontem (17), Pernambuco confirmou 2.006 casos e 186 mortes no estado. O Rio Grande do Norte chegou a 463 contaminados e 23 mortes.

Durante a manhã, a Bahia e Minas Gerais passaram dos mil casos, com 36 e 35 mortes respectivamente. No estado baiano,154 casos são de profissionais de saúde.

Ceará alcançou 149 mortes em consequência da Covid-19, e o número de pessoas diagnosticadas soma 2.684. No Distrito Federal, o número de casos subiu a 754, mas não houve acréscimo às 20 mortes. O Amapá chega a 470 casos e mantém o número de 10 mortes.

No início da madrugada, o Pará confirmou mais cinco mortes de pacientes infectados e registra até o momento 26 óbitos por Covid-19. São 557 casos confirmados no estado.

Fonte: G1